ITS Rio: Independência e Diretrizes


publicado em

1 de janeiro de 2017

O ITS Rio é um centro de pesquisas independente e apartidário, constituído sob a forma de associação civil sem fins lucrativos. Essa independência é assegurada por um conjunto de garantias institucionais implementadas pelo ITS Rio desde sua criação.

Uma dessas garantias diz respeito à forma como o ITS Rio capta recursos para atingir suas finalidades institucionais. Para assegurar total independência, o ITS Rio mantém fontes de financiamento que são obrigatoriamente plurais e multissetoriais. As diretrizes institucionais do ITS Rio vedam que o instituto seja apoiado em mais de 20% por qualquer financiador específico. Essa prática assegura que o ITS Rio não seja dependente de nenhum apoiador individualmente.

Além disso, parte significativa e crescente dos recursos do ITS Rio são autogerados por seus programas educacionais, cursos e atividades de capacitação, que contam a cada ciclo com centenas de alunos que pagam para estudar no instituto, reconhecendo o pioneirismo de nossas pesquisas e cursos, bem como nossa rede de parceiros acadêmicos nacionais e internacionais, que incluem a universidade de Harvard (EUA), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Instituto Sciences Po (França).

Todas as atividades do instituto devem estar compreendidas necessariamente dentro de suas linhas de pesquisa permanentes:

– direitos e tecnologia

– democracia e tecnologia

– conectividade e fomento à inovação

– reinvenção de metodologias educacionais

Todos os projetos do ITS Rio são conduzidos de forma independente, de modo que o instituto não se aceita qualquer interferência de apoiadores e parceiros em sua condução ou resultados.

Todas as atividades do ITS Rio devem atender ao interesse público, definido como a soma do conjunto de todos os setores da sociedade (governo, comunidade acadêmica, comunidade científica, setor privado, sociedade civil, etc). Toda a atuação do ITS Rio é comprometida com a defesa da democracia, dos direitos humanos e dos valores constitucionais.

Além de todas as garantias acima mencionadas, a independência do ITS Rio é assegurada por seu modelo de governança institucional. O ITS Rio possui um corpo de conselheiros de administração que não recebe qualquer remuneração da instituição. É esse conselho que toma todas as decisões fundamentais do instituto, incluindo seus princípios de atuação, seleção e nomeação de novos conselheiros e a nomeação de toda a diretoria. O ITS Rio também conta com conselho fiscal que atua nos mesmos termos do conselho de administração. É também auditado anualmente por empresa de auditoria internacional independente de primeira linha (top-tier).

O ITS Rio é também formalmente reconhecido por legislações internacionais como uma “charity organization” (organização de interesse público) sujeita a todos os requisitos e restrições aplicáveis que esse reconhecimento exige, no sentido de adotar práticas para que a organização mantenha sempre sua independência.

Por fim, mas não menos importante, ITS Rio valoriza a pluralidade de opiniões dentro do Instituto, assegurando que seus integrantes possam expressar livremente opiniões divergentes, ficando afastada a prática do pensamento único.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s