A PROPÓSITO DA DECISÃO DESTA SEMANA NO STF, UM POUCO DE HISTÓRIA


 

Em julho de 1917, Vladimir Lenin tentou assumir o poder na Rússia através de um golpe de estado. Não deu certo e ele precisou fugir para a Finlândia. Em outubro do mesmo ano tentou novamente e dessa vez foi bem sucedido, instituindo um regime totalitário que perduraria por mais de 70 anos na Rússia e que se estenderia a vários outros países do leste europeu.

Em 1923, Adolf Hitler tentou dar um golpe na Alemanha. Não deu certo. Condenado a cinco anos de prisão, foi solto depois de cumprir nove meses da pena. Onze anos depois, chegaria ao poder através de eleições livres e democráticas. O resto da história é conhecido.

Em 1953, Fidel Castro liderou uma quartelada com o objetivo de derrubar o ditador cubano Fulgencio Batista. Não deu certo. Preso e condenado a 15 anos de prisão, Castro foi anistiado e solto depois de dois anos. Em 1959, tentou novamente e dessa vez atingiu seu objetivo, instituindo a sua própria ditadura. Morreu em 2016, mas o regime ditatorial em Cuba continua mais vivo do que nunca.

Em 1992, Hugo Chávez tentou dar um golpe de estado na Venezuela. Não deu certo. Preso e condenado, recebeu o indulto presidencial dois anos depois. Em 1998, Chávez ascenderia à presidência através de eleições livres e democráticas. A história ainda não chegou ao seu final, mas os resultados dos quase 20 anos de regime chavista podem ser conferidos nos noticiários praticamente todos os dias.

Em resumo: dê uma segunda chance a um ditador em potencial, e ele fará exatamente aquilo que sempre se propôs a fazer.

Lula e sua quadrilha não desperdiçarão uma segunda chance de continuar seu plano de poder

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s