Sindicato prepara Congresso Distrital dos Jornalistas


Publicado em Terça, 21 Janeiro 2014 16:00

PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A direção do Sindicato dos Jornalistas do DF realizará nos dias 14 e 15/3 o Congresso Distrital dos Jornalistas 2014.  O evento servirá de preparação para o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas – fórum máximo de organização política e deliberação da categoria que ocorre de dois em dois anos. O objetivo do SJPDF é reunir jornalistas para discutir a situação nacional e local da categoria, aprovar teses para o Congresso Nacional e escolher os delegados que irão representar o DF no Congresso Nacional.

O tema e a programação do evento ainda estão sendo definidos pela diretoria da entidade. Uma primeira discussão da equipe de organização do evento apontou como assuntos de destaque do Congresso questões como a precarização e exploração do trabalho dos jornalistas. Se você tem alguma sugestão de temas que devem ser abordados no encontro envie para secretaria@sjpdf.org.br

Segundo Waleiska Fernandes, da Coordenação Administrativa-Financeira do SJPDF, o evento é uma oportunidade de debater coletivamente sérios problemas da categoria. “ Nossa intenção é apontar caminhos para a solução dos problemas e por isso chamamos os profissionais à participação. É importante a contribuição dos colegas nesse debate, para que possamos levar a realidade do Distrito Federal para o Congresso Nacional. É claro que temos aqui problemas que ocorrem em todo o país, mas temos peculiaridades típicas da atuação na capital federal”, defende a jornalista.

Para Leonor Costa, coordenadora-geral do SJPDF, a precarização e exploração do trabalho dos jornalistas chegaram ao seu limite. “A situação é tão grave que a saúde dos jornalistas está sendo afetada. Os profissionais enfrentam níveis altíssimos de estresse e depressão. Precisamos mudar esse cenário”, ressalta Costa.

Congresso Nacional

O Congresso Nacional organizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) acontecerá entre os dias 2 e 6/4 em Maceió, Alagoas. A estimativa é de participem cerca de 700 jornalistas para debater o tema “O Jornalismo, o jornalista e a democracia”. Estão previstos na programação do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas seis painéis, quatro rodas de conversa, e seis oficinas. Também durante o evento será realizado o 1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Enjira), reunindo representantes das Comissões Estaduais de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojiras) e uma reunião ampliada da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas (instituída pela FENAJ), com as comissões estaduais instituídas pelos sindicatos. Acesse o site

Inscrições

Jornalistas, professores de jornalismo ou estudantes já podem fazer inscrição no site do Congresso Nacional. No espaço virtual, os interessados também poderão encontrar informações gerais sobre o evento. As inscrições de delegados – eleitos pela categoria para representá-la, com direito a voz e voto – só poderão ser feitas pelos sindicatos, após a realização de assembleia ou congresso estadual ou regional para escolha desses representantes. O prazo para a realização dos congressos ou assembleias com esse fim vai até 9 de março.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s