Partidas Dobradas


Partidas Dobradas

Técnica de escrituração partindo dos registros das operações em contas contábeis, onde para cada débito corresponde um crédito de igual valor. Refere-se ao conceito do

Os usuários da contabilidade podem ser internos ou externos:

Usuários internos:

-Acionistas ou sócios;
-Administradores;
-Diretores;
-Gerentes;
-E demais pessoas que utilizem dentro da empresa os dados produzidos pela contabilidade.

Usuários externos:

-Fisco (Receita Federal, Secretaria de estado, Município);
-Bancos;
-Fornecedores;
-Clientes;
-E demais pessoas externas, que se interessem ou tenham necessidade de saber sobre a movimentação do patrimonio da organização (empresa).

Externos:  Bancos, Fornecedores, sindicato e Clientes.

Stakeholders

Stakeholders: Palavra da língua inglesa que significa todas as pessoas física ou jurídicas que são direta ou indiretamente afetadas pelas atividades de uma organização e que também exerce sobre ela alguma influência, geralmente os Stakeholders são profissionais altamente capacitados das áreas de Administração de Empresas e Marketing.

Os Stakeholders podem ser: externos e internos. Os Stakeholders externos atuam em um ambiente altamente fora da organização e os mais importantes são: Governo, Mídia e Marketing, Sindicatos, Fornecedores, Clientes, Competidores, Banqueiros e comunidade local. Os Stakeholders internos atuam dentro da organização, basicamente, Sócios, Diretores, Administradores financeiros, Presidentes.

Quem são os Stakeholders? Nestes comentários atendo alguns estudantes que me consultaram sobre o significado de stakeholders.

Este termo vem juntar-se a tantos outros que foi plenamente adotado no campo da Administração e Marketing, vem sendo citado usualmente.

Feita esta observação, quero registrar que meus consulentes estão corretos ao entenderem que o termo está inserido na área da responsabilidade social.

O termo stakeholders designa todos os segmentos que influenciam ou são influenciadas pelas ações de uma organização, fugindo do entendimento de que o público alvo de uma organização é o consumidor. Podemos entender, de uma maneira simplista, que stakeholders é uma evolução, com detalhes muito sofisticado, do já conhecido e estudado no ambiente empresarial e os especialistas em Marketing.

Stakeholders: São os grupos de interesse que se relacionam, afetam e são afetados pela organização e suas atividades. O termo foi criado para diferenciar os shareholders (acionistas) dos outros membros da sociedade que atuam como pilares de sustentação à atividade empresarial. Os Stakeholdes são a parte interessada ou interveniente, que se refere a todos os envolvidos em um processo, por exemplo, clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, comunidade, etc.

Contabilidade é a ciência que designa a totalidade dos registros numéricosrealizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar.

O objeto de estudo da contabilidade é o Patrimonio.

O princípio contábil que atribui às entidades personalidade própria, distinta da dos sócios, é o princípio da: Entidade

As demonstrações contábeis, quando corretamente elaboradas, satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles as utilizam para a tomada de decisões de ordem econômica. Sob esse aspecto, pode-se dizer que, entre outras finalidades, os usuários baseiam-se nas demonstrações contábeis para praticar as seguintes ações, exceto:

Regulamentar as atividades das entidades.
Certo Fiscalizar a lisura dos atos administrativos
Determinar a distribuição de lucros e dividendos.
Errado Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios.
Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações.

O princípio que determina que o patrimônio da empresa seja segragado do patrimônio de seus sócios é o da:Competencia

Princípio contábil que determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. Este conceito refere-se ao: Principio da Prudencia

Princípio de Contabilidade onde ordena que os componentes do patrimônio tenham seu registro inicial efetuado pelos valores ocorridos na data das transações havidas com o mundo exterior à entidade, estabelecendo, pois, a viga-mestra da avaliação patrimonial: a determinação do valor monetário de um componente do patrimônio.

E´o Principio do Registro pelo Valor Original

“O patrimônio, que a contabilidade estuda e controla, registrando todas as ocorrências nele verificadas.” “Estudar e controlar o patrimônio, para fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza Patrimonial.” As proposições indicam, respectivamente:

o objeto e a finalidade da contabilidade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s