Por que precisamos dormir bem?


É muito importante dormir porque é durante o sono que o corpo recupera as energias e elimina os produtos tóxicos que foram acumulados durante o dia no cérebro, permitindo o seu bom funcionamento no dia seguinte.

Enquanto dormimos, o DNA das células é reparado e os hormônios fundamentais para o funcionamento adequado do corpo são produzidos, como é o caso do hormônio de crescimento. Além disso, uma boa noite de sono é essencial para ter uma boa memória e evitar problemas graves, como AVC ou demência.

Por que precisamos dormir bem?

O que acontece se não dormir bem

A falta de descanso adequado, principalmente quando várias noites de sono são perdidas ou quando é rotina dormir pouco, causa problemas como:

  1. Diminuição da memória e do aprendizado;
  2. Alterações de humor;
  3. Aparecimento de alucinações;
  4. Aumento da inflamações no corpo;
  5. Diminuição da capacidade de reação rápida (como fazer um movimento brusco para evitar um acidente de carro).

Além disso, dormir mal também está ligado ao aumento do risco de desenvolver obesidade, diabetes e pressão alta, pessoas que dormem menos de 6 horas por dia têm quase 5 vezes maior risco de ter um AVC.

Por que precisamos dormir bem?

Quanto tempo deve durar o sono

A quantidade de sono adequada por dia varia de acordo com a idade, como mostrado na tabela a seguir:

Idade Tempo de Sono
0 a 3 meses 14 a 17 horas
4 a 11 meses 12 a 15 horas
1 a 2 anos 11 a 14 horas
3 a 5 anos 10 a 13 horas
6 a 13 anos 9 a 11 horas
14 a 17 anos 8 a 10 horas
25 a 64 anos 7 a 9 horas
65 anos ou mais 7 a 8 horas

Essas horas de sono são necessárias para manter a saúde física e mental, sendo importante lembrar que pessoas que sofrem de insônia crônica têm maior risco de ter doenças ligadas ao mau funcionamento do cérebro, como demência e perda de memória. Veja 7 Truques para melhorar a memória sem esforço.

Porque pequenos cochilos não bastam

Tirar pequenos cochilos durante o dia, ou dormir poucas horas durante a noite, não são suficientes para desintoxicar o cérebro, pois o sono precisa passar por 5 fases:

  • Fase 1: dura cerca de 15 minutos e é caracterizada pelo processo de adormecer, quando os músculos começam a relaxar e o cérebro ainda não está totalmente desligado;
  • Fase 2: é a fase de um sono mais leve, quando o ritmo cardíaco e respiratório diminuem e a temperatura do corpo começa a descer;
  • Fase 3: o corpo começa a entrar em sono profundo, o metabolismo diminui e todos os órgãos funcionam mais lentamente;
  • Fase 4: é a fase de sono profundo, quando o corpo realmente começa a repor as energias, recuperar a saúde das células e produzir hormônios ligados ao crescimento;
  • Fase 5 ou REM: nesta fase ocorrem os sonhos e o cérebro retém informações importantes recebidas durante o dia e elimina a memória considerada desnecessária.

Assim, sonhar é um indicador importante de que a memória está funcionando bem, e quando uma noite de sono é interrompida pela metade, é provável que a noite seguinte também seja conturbada, pois o corpo não consegue seguir de forma correta as fases do sono.

Por que precisamos dormir bem?

Estratégias para dormir melhor

Para dormir melhor, deve-se evitar tomar café e consumir produtos com cafeína após às 17h, como chá verde, refrigerantes de cola e chocolate, pois a cafeína impede que os sinalizadores do cansaço cheguem ao cérebro, indicando que é hora de dormir.

Além disso, deve-se ter uma rotina para deitar e levantar, respeitando os horários de trabalho e de descanso, e criar um ambiente calmo e escuro no momento de dormir, pois isso estimula a produção do hormônio melatonina, que é o responsável pela chegada do sono. Em alguns casos de distúrbios do sono, pode ser necessário tomar melatonina em cápsulas para ajudar a dormir melhor. Veja como usar em: Melatonina.

Além de ter uma rotina do sono e de criar um ambiente favorável para o descanso, veja outras 10 dicas para dormir melhor.

Mais sobre este assunto:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s