Ações do homem também contribuem para estiagem


Desmatamento da Floresta Amazônica também provoca falta de água

Desmatamento da Floresta Amazônica provoca falta de água

 

A seca é resultado de diversos fatores. Alguns externos à região, como, por exemplo, o processo de circulação dos ventos e as correntes marinhas, que se relacionam com o movimento atmosférico e impedem a formação de chuvas em alguns locais, e de questões internas, como a vegetação pouco robusta, topografia e a alta refletividade do solo. Outras causas apontadas são a temperatura da região e o fenômeno El Niño, o qual consiste no aumento da temperatura das águas do Oceano Pacífico, ao largo do litoral do Peru e do Equador.

Por outro lado, a ação do homem também tem contribuído para agravar cada vez mais a falta d’água, com a destruição da vegetação natural através de queimadas, acarretando a expansão do clima semiárido para áreas onde anteriormente ele não existia, sendo o principal motivo: o desmatamento.

Neste ponto, podemos citar a maior floresta tropical do mundo: a Floresta Amazônica. Ela é abundante em vários recursos e funciona como um reator para o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta, além de ser responsável por grande parte da produção de chuva, bombeando para a atmosfera a umidade que se transformará em água. Está comprovado que mais da metade das chuvas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul são oriundas da Amazônia, o mesmo vale para a Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile.

A Amazônia oferece 20 bilhões de toneladas de água por dia do solo até a atmosfera. As raízes sugam a água da terra e as folhas espalham umidade na atmosfera. O problema é que ela já perdeu 20% de suas árvores. Quanto mais árvores são derrubadas, há menos umidade, o que leva à diminuição das chuvas. E, com a estiagem, as represas e reservatórios registram níveis baixíssimos e falta água.

O crime ambiental de desmatar florestas é praticado, principalmente, por garimpeiros, madeireiros e pessoas que derrubam árvores para transformar áreas em pastagem para gados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s