COMO COLOCAR DOBRADIÇAS NA PORTAS


Geralmente as portas interiores são compostas por duas duas dobradiças, porém  as portas  exteriores são mais sólidas e nesse caso precisam de  três dobradiças. Para cada dobradiça terá de ter entre seis a oito parafusos.
Primeiro deve marcar uma linha na porta para saber onde fica o  lugar para a porta se ajustar bem à moldura. Depois deve traçar outra linha paralela por dentro para a porta ficar um pouco afastada da moldura e poder rodar sem problema ajustando-se ao encosto. Quando estamos perante uma porta lisa a distância deve ser de 2 mm. Se for o caso de uma porta com almofadas a distancia tem de ser de 3 mm, pois que tem mais tendência para dilatar. Deve aplainar até à linha de dentro.
Se na moldura da porta os entalhes para as dobradiças já estiverem feitos, marque então os entalhes para as dobradiças da porta nova de forma a ficarem iguais, ou seja, com a mesma altura. Se não conseguir fazer isso,  tente abrir entalhes com um formão na porta e os correspondentes na moldura.

COMO APLICAR DOBRADIÇAS EM PORTAS INTERIORES

Para colocar dobradiças nas portas interiores use dobradiças de aço de 7,5 ou 10 cm. Aplique-as de forma a que a charneira fique fora da porta. Deve fazer um entalhe na madeira correspondente à profundidade e à espessura da dobradiça.

Desbaste a superfície onde vai colocar a dobradiça, trabalhando por secções de 6 mm, com o chanfro do formão voltado para baixo.

Depois aparafuse as dobradiças à porta. Ponha  a porta de forma a que esta fique aberta, deixando uma folga entre a porta e o chão. Aparafuse as dobradiças à moldura da porta só com um parafuso.  Deve verificar se está tudo bem. Se tudo estiver a correr conforme o estipulado coloque os outros parafusos.

Antes de mais, veja para que lado a porta vai abrir. A porta deve abrir para dentro da divisão.
Coloque as dobradiças de modo a que o interruptor de luz fique do lado da maçaneta, e não das dobradiças, para que este não fique atrás da porta quando esta for aberta.
Coloque a porta de lado, com a face onde vai fixar as dobradiças para cima e faça uma marca a 15cm das bordas superior e inferior da porta. Esta marca vai representar o local das dobradiças na porta. Abra a dobradiça e coloque-a na porta, alinhada com a marca criada. Marque o local onde ela fica com um lápis e depois cave o lugar para a dobradiça entre as marcas de lápis. Remova a madeira e corte as entradas, até que a dobradiça fique reta com a porta. Tenha cuidado. Se tirar madeira demais, vai ser difícil consertar.
Com cada dobradiça no lugar, marque a posição dos parafusos com um lápis. Retire a dobradiça e use uma broca menor que o parafuso para fazer os buracos nos locais marcados. Mantenha a broca na horizontal e reta em relação à porta, de seguida parafuse as dobradiças na porta.
Para marcar o local das dobradiças no caixonete, use cunhas e com a ajuda de outra pessoa, coloque a porta no lugar, como se estivesse aberta. Tome cuidado para deixá-la nivelada, do jeito que você quer. As dobradiças devem estar no lugar certo no portal. Marque com um lápis o local para as dobradiças.
Coloque a porta de lado e cave o lugar para as dobradiças no caixonete, exatamente como fez com a porta. Segure a porta no lugar de novo para testar se os encaixes foram cavados corretamente.
Marque onde vão ficar os buracos dos parafusos, exatamente como fez anteriormente. Faça os buracos e coloque os parafusos para fixar as dobradiças no lugar e de seguida pode colocar a porta no lugar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s