O que é Administração Financeira?


Compartilhe

Facebook
Twitter

Parece simples, mas você sabe mesmo o que é administração financeira?

Antes de entendermos o que é isso, precisamos entender o sentido e o significado de finanças, que é o conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie (simplificando: dinheiro) que será utilizado em transações e negócios que podem ser realizados entre pessoas, empresas e governos.

Sendo assim, é fácil concluir que as finanças fazem parte do cotidiano no controle dos recursos para compras e aquisições, tanto no nosso dia a dia pessoal com o controle de contas e produtos que precisamos comprar, quanto no dia a dia de uma organização no gerenciamento e na própria existência da empresa em suas respectivas áreas, como marketing, produção e contabilidade, além do planejamento de nível estratégico, gerencial e operacional onde são analisadas informações financeiras para a tomada de decisão para uma correta e melhor condução da empresa.

A administração financeira, ou gestão financeira é o conjunto de procedimentos e ações que envolvem o planejamento, a análise e o controle de todas as atividades financeiras dentro da empresa. É uma técnica utilizada para controlar da melhor forma possível a concessão de crédito para clientes, o planejamento, análise de investimentos e de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, de forma que haja sempre o desenvolvimento da mesma e evitando gastos desnecessários.

Essa área assim como as outras, é essencial para a empresa, pois é devido a ela que é possível realizar as atividades necessárias propostas pela organização, ou seja, cumprir sua missão.

Então, qual o objetivo da administração financeira?

Seu objetivo é melhorar e maximizar os resultados da empresa através da aplicação de seus procedimentos, para que ela possa aumentar o valor de seu patrimônio através da geração de lucro líquido advindo das atividades operacionais realizadas.

Além disso, ela visa realizar o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, porém sempre analisando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.

Mas Lívia, quais as principais funções da Administração financeira?

Bom, dentre algumas de suas funções, as que se destacam são:

  • Análise e planejamento financeiro: realizar a análise dos resultados financeiros da empresa e traçar o planejamento necessário para realização de melhorias.
  • Boa utilização de recursos financeiros: analisar e negociar como será efetuada a captação de recursos financeiros necessários, e como serão aplicados os recursos financeiros disponíveis.
  • Crédito e cobrança: fazer uma análise sobre a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos.
  • Caixa: efetuar recebimentos e pagamentos, sempre com o controle do saldo de caixa.
  • Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas a vendas efetuadas a prazo e contas a pagar relativas a compras efetuadas, impostos e despesas operacionais.

Ok, Lívia! Mas em qual a área de atuação da administração financeira?

As áreas de atuação das finanças podem ser divididas em:

  • Finanças corporativas: abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, não importando que área funcional reivindique responsabilidade sobre ela.
  • Investimentos: se referem aos recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa, onde é levado em conta os riscos e retornos potenciais ligados ao investimento em um ativo financeiro, levando a formar, determinar ou definir o preço ou valor agregado desse ativo. Os ativos financeiros são classificados no Balanço Patrimonial em investimentos temporários e em ativo permanente (ou imobilizado).
  • Instituições Financeiras: São empresas que analisam os diversos negócios disponíveis no mercado de capitais, como aplicações, investimentos ou empréstimos, entre outros, onde é determinado qual apresentará uma posição financeira suficiente para que a empresa possa atingir determinados objetivos financeiros, analisados por meio da avaliação dos riscos e benefícios do empreendimento, certificando-se sua viabilidade.
  • Finanças internacionais: São transações diversas que podem envolver cooperativas, investimentos ou instituições, mas que serão feitas no exterior, sendo necessário um analista financeiro internacional que conheça e compreenda este ramo de mercado.

Quais as decisões que devem ser tomadas nessa área?

Nessa área, devem ser tomadas decisões relativas as seguintes questões:

  • Orçamento de Capital: é o processo de planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo. Para isso é necessário identificar as oportunidades de investimento cujo valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição, ou seja, o valor do fluxo de caixa gerado por um ativo supera o custo desse ativo.
  • Estrutura de Capital: é a combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa. Deve ser avaliado quanto a empresa deve tomar emprestado e posteriormente quais são as fontes menos dispendiosas de fundos para a empresa. Após essa análise é necessário definir exatamente como e onde os recursos devem ser captados e efetuar a escolha da fonte e do tipo apropriado de recurso que a empresa, tomará emprestado.
  • Administração do Capital de Giro: o capital de giro são os ativos e passivos circulantes de uma empresa. Sua gestão é uma atividade diária, pois visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operações e evita interrupções que possam gerar transtornos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s