Contas de Resultado e Apuração do Resultado do Exercício


9/29/2010

Chamamos de contas de resultado, as contas representativas de despesas e receitas. Essas contas terão, obrigatoriamente, ao final de um período contábil, seus saldos zerados contra a conta de Apuração de Resultado do Exercício (ARE) e o resultado econômico obtido (lucro ou prejuízo) irá diferenciar o valor do Patrimônio Líquido para mais ou para menos. É importante ressaltar que a confrontação dos saldos dessas contas ocorre em função do consumo de despesas, custos e perdas, pagos ou incorridos correspondentes a receitas realizadas e rendimentos ganhos no mesmo período de tempo, não importando o encaixe ou o desembolso (recebimento ou pagamento).

DESPESAS

As despesas são gastos imputados na empresa, não ativados, aplicações em recursos que contribuem para a manutenção da atividade operacional com o objetivo de gerar receita. Podem ser consumos de ativos no funcionamento da empresa. Como aplicações de recursos, as despesas têm saldo devedor, revelam variações negativas no Patrimônio Líquido.

Elas podem ser classificadas em Operacionais (Deduções das Vendas, Custos das mercadorias, produtos ou serviços vendidos, Comerciais, Administrativas, Financeiras e Outras) e Não Operacionais (Outras Despesas).

As operacionais estão diretamente vinculadas a atividade fim da empresa, enquanto que as outras despesas, consideradas não operacionais, revelam ganhos gerados por bens e direitos não relacionados com a atividade principal da empresa.

As deduções das vendas são todos os gastos que independem da vontade administrativa, mas acontecem no ato da comercialização dos bens de revenda ou serviços, como: tributos sobre vendas; devoluções de vendas, abatimentos ou descontos incondicionais concedidos.

Os custos são gastos imputados nos bens de revenda ou serviços, indicam o valor do custo de uma venda efetuada, ou seja, quanto custou para a empresa o bem ou o serviço que foi vendido.

As despesas operacionais comerciais são aquelas ligadas ao setor de vendas, marketing, publicidade, propaganda, eventos, viagens, comissões pagas, seguros, frete pago para o cliente e outras.

As administrativas revelam os gastos imputados no processo administrativo empresarial, como: luz, telefone, folha de pagamento, IPTU, IPVA, aluguel, condomínio, seguro, transporte, combustível e outros.

As despesas com juros pagos, descontos condicionais concedidos, multas, IOF e outras são classificadas como financeiras.

Outras despesas operacionais não são classificadas como: comerciais, financeiras e administrativas, mas são operacionais. A perda de equivalência patrimonial, como a amortização de ágio na aquisição de investimentos são representantes deste grupo de despesas.

Outras despesas retratam resultados não operacionais negativos obtidos pela venda de bens de ativos não destinados à venda, como a de: investimentos, imobilizados e intangíveis.

RECEITAS

São origens de recursos geradas pela atividade operacional da empresa. Simbolizam variações positivas no Patrimônio Líquido.

São classificadas em operacionais e não operacionais (outras receitas).

As operacionais são receitas relacionadas com as atividades fim e complementar da empresa, como: vendas de mercadorias, produtos e serviços, financeiras e outras. Financeiras, geradas por juros recebidos, descontos condicionais obtidos e variações cambiais. As outras receitas operacionais representam ganhos gerados por aluguéis de bens do ativo não circulante, reversão de provisões e equivalência patrimonial.
As outras receitas são derivadas da venda de bens do ativo investimentos, imobilizados e intangíveis com ganho.

APURAÇÃO DE RESULTADO

Indica o resultado líquido obtido através da confrontação entre o saldo total das despesas e receitas ocorridas dentro de um mesmo período de tempo.

As contas de resultado integram a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) e jamais farão parte do Balanço Patrimonial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s