A escrita autista pode revelar seus sentimentos!


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O cérebro do autismo é difícil de entender. Não sabemos como é processado os pensamentos.
Em alguns autistas nunca sabemos o que eles estão pensando, se estão alegres ou tristes. Não sabemos o que esperam do mundo ou do futuro e como se sentem no nosso meio. Com o advento da internet muitas mães tem relatado o que sentem seus filhos e muitos autistas através de um comunicador do computador tem nos dito o que sente o autista. Precisamos de ter ferramentas para ajudar nossos autistas a contar como é ser autista e quais são seus sentimentos e expectativas.
Jesus falou que a fé remove montanhas . Desde que que descobri que Filipe tinha autismo, eu tive fé no Deus Todo Poderoso que criou todas as coisas. Se ele nos criou dotados de inteligência, amor e superação então por certo haveria no cérebro de Filipe um pedacinho saudável que anularia alguns efeitos do autismo. Dentre eles a comunicação. Esta a principal que nos daria os meios para chegar com a ajuda.
O médico de Filipe me disse que Filipe se esforça , mas esbarra numa genética que o impossibilita de avançar. Existe no seu cerebro muitos impedimentos para que as conexões e as sinapses se encontrem de forma normal. Mas o Filipe é um lutador, com um jogo de letras (comprei logo três para que ele tivesse muitas letras para formar os nomes) aprendeu à ler sozinho aos 3 anos.Aprendeu a escrever em letra de forma.

Mas Observe o G é escrito ao contrário.
Vendo a letra do Filipe o médico dele falou, -Porque ninguém ainda viu que este menino tem dislexia?  Outra dificuldade que ele encontra para entender tudo.
Mas continuei com minha fé, esperando sempre algo mais de Filipe. Alguma coisa que mostre como ele é e se sente.
Na minha busca encontrei a arte e ele respondeu com seus quadros. Se tornou alguém um artista plástico.Muito mais do que isso a arte se tornou um veículo para aliviar suas tensões.
Depois o ensinei a desenhar o Paint , hoje ele mexe em todas as ferramentas deste aplicativo, e sabe até mais que eu. Não fica mais sem fazer nada na sala, tem algo para fazer e este algo também o ajuda a elaborar coisas internas. Por último eu dei este caderno da foto com uma caneta amarrada no caderno por uma fita. Para que sempre estivesse pronto para a escrita dele.Quando vai ao médico pede folhas e escreve muitas coisas reveladoras, que eu não sabia que estava atento. Neste caderno tem coisas do dia a dia , onde ele quer ir, o que escuta, o que está dando na televisão, enfim uma comunicação e exercício mental para ele. Mas escreveu ontem algo que me arrepiou na primeira foto: -Achando rádio ( deve ser o da Camila, as vezes ela pede ele para pegar pra ela)  depois escreve- Quem sou eu  quem e depois escreve Briga . Quando ele me deu esta folha para ler fiquei arrepiada. Será que Filipe está consciente do problema dele e se questiona? Meu Deus! Isso é muito , profundo, mas voces se lembram que ele também escreveu: Porque viver?   E isto que ele ecreve sobre  Maceió?  Queremos viajar e ele não  por isso escreve:_ Sim ou não Maceió. E hipotálamo , o que Filipe sabe sobre hipotálamo?
Não sei se choro ou rio . Mas se chorar é de felicidade , porque meu filho está se comunicando apesar de ninguém acreditar que ele chegasse aqui. E está se questionando. Este post é para todas as mães , que nunca desistam de seus filhos autistas. Embora estejam ali quietinhos não demostrando nada pra voce, está VIVO, rico por dentro esperando a sua compreensão. Há de se formar mais pessoas na área de psicologia para entender o processo mental do autista e criar mais faculdades de arte no país. Vamos acreditar minha gente! Vamos acreditar o ser humano é um ser fantástico, temos muito a aprender com nós mesmos.Talvez os autistas abrirão um capitulo novo para a compreensão da humanidade. Vamos acreditar e ter fé!
Beijinhos e boa noite para todos !
Ray

Primeira fto ele escreveu :  Achando rádio –
Poderá também gostar de:
A falta de comunicação e a Solidão do autista adulto!
AUTISMO: A ESCRITA E A ARTE.
AUTISMO! As vezes as palavras podem sair de uma maneira …
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s