A falta de comunicação e a Solidão do autista adulto!


domingo, 15 de abril de 2012

 As vezes nos sentimos solitários embora estejamos perto de outras pessoas.É uma condição humana. E foi  por me sentir assim que fiquei observando a solidão do meu filho com autismo.Me preocupo, porque Filipe é um autista adulto. E fico pensando para um autista adulto fica mais dificil se adequar a nossa sociedade junto com outras pessoas.Filipe está ali deitado no sofá vendo tv. Parece  bastar-se a si mesmo. E eu começo a pensar no jantar que fomos ontem, lembrando que as pessoas não conseguem interagir com autistas adultos.E não adianta colocar neles a melhor roupa, sempre passarão despercebidos.Parecem transparentes.

 Continuando…Saímos com alguns amigos para jantar fora. Foram alguns jovens e adultos. Os jovens logo se sentaram de frente uns  para os outros. Eu coloquei Filipe perto deles, nós os adultos ficamos separados  também frente a frente e começamos a conversar. Somente Filipe estava calado, observando tudo, parecia estar gostando.
Chegou o jantar e todos se serviram, e eu ajudei Filipe a se servir e perguntei o que queria.Ele me mostrou com o dedo sua preferência.
Começamos a jantar, risos, conversa e tilintar de talheres. Mas ninguém se dirigiu a Filipe ou falou com ele durante todo o jantar.Apenas um adulto comentou: __ Como ele come direitinho de garfo e faca né?
É sempre assim, quando saio com ele , ninguém puxa conversa com ele. Talvez pensando que não vai adiantar porque ele é doente. As pessoas pensam assim, não adianta a gente negar.
Mas o problema é a falta da comunicação, da fala. Filipe não fala, não inicia uma conversa, não faz nenhum comentário, porque os autistas clássicos geralmente não falam.
Mas aí as pessoas podem dizer: __Se ele não fala, então como vamos fazer?
Eu mãe de autista explico: Conversa assim mesmo, pergunta se está bem ou se precisa de algo. Dá um abraço, enfim mostra que voce se interessa pela pessoa dele.De vez em quando dá um sorriso para ele. Isso faz muito bem para eles. Sabia disso?
As vezes próprio filipe muitas vezes vai e dá a mão , aprendeu este cumprimento e dá mão para todos inclusive o motorista do táxi, a caixa do supermercado, é uma maneira que ele encontrou para  ser sociável.
Se eu disser nunca ninguém fala com ele também é demais ,até falam ,abraçam, beijam e oferecem muita comida, achando que estão agradando. Tenho muitos amigos que gostam de Filipe de verdade.Mas também o fazem porque eu sempre falei que filipe gosta que o percebam,que falem com ele.Sentem que tratando Filipe bem estão de certa forma se solidarizando comigo estão me mostrando que são meus amigos.Eu acredito nisso.
Mas não é sempre também que falo isso com todo mundo, as vezes cansa , como foi o caso com outras pessoas naquele jantar, as pessoas deveriam sabe-lo.
Mas raciocino de novo:__ tá doida? penso. Eles não conhecem o autismo , não sabem lidar com ele , igual a mim que sou a mãe. Ninguem nunca falou com eles o que é ser autista. E quando não tem nenhum autista na comunidade dificilmente as pessoas conhecem esta síndrome.O governo os meios de comunicação e os médicos não sabem fazer isso.Volto a olhar para filipe no sofá ,  vou recordando ….outro dia o levei para outro evento onde tinham jovens. Alguns se sentaram em uma mesa e começaram a rir,conversar. filipe se sentou também no sofá perto deles e permaneceu lá sozinho o tempo todo sem ninguém notar a sua presença.
De longe fazendo o meu trabalho , senti vontade de chorar vendo aquela solidao.
 Recordo a frase do escritor Robert Musil :
“Sempre que tive de participar de algo em comum, qualquer acontecimento humano, me
senti como um homem que sai do teatro  antes do último ato para respirar por um
momento, vê o grande vazio das trevas cheias de estrelas, e deixa o chapéu, casaco,
espetáculo e parte.”
Este trecho é do livro que ele escreveu: O Homem sem qualidades.
Filipe não tem nada a ver com o personagem de Musil, Ulrich,que elegeu a sua solidão por conta própria, mas de certa forma se torna entre aspas um homem sem qualidades nesta sociedade.
O autismo de Filipe se coloca mais forte que a  própria solidão e o impede de se comunicar tirando assim as suas qualidades.
Por isso eu acho sua pintura tão fantástica e porque ela  de certa forma resgata estas qualidades.
 Elas são, As Artes de Filipe. Aqui eu coloco as Artes como sendo algo em que Filipe faz uma contravenção contra o autismo e ela tem a conotação da arte de uma criança, quando ela apronta algo e nós dizemos:__Voce fez uma arte não foi? Na pintura de Filipe acontece o mesmo, ele o dribla o autismo  fazendo arte com a pintura. Aí ele deixa de ser um solitário e se torna um comunicador.
Leonardo da Vinci disse: A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.

Revejo minha solidão e ela se torna tão pequenina frente a solidão imposta à ele.

  Estamos em 2012 ainda não há cura e nem muitos entendimentos sobre o autismo e as pessoas também não sabem como lidar  de fato com autistas. Compete a nós pais , amigos dos pais, parentes dos pais ajudar nesta conscientização junto a todos os profissionais envolvidos.

Amo meu filho incondicionalmente  e enquanto eu viver vou lutar  por ele e ele vai ser sempre meu filho querido e tudo farei para que ele possa ser feliz. Serei sua companhia e vou falar com ele, rir, chorar, brincar, passear!

Love You Forever meu filho Filipe!

Ray


Para voce leitor deste blog  deixo o trecho desta poesia sobre a solidão.

Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo. 



Clarise Lispector


Poderá também gostar de:
Minha experiência com meu filho adulto com autismo, não …
AUTISMO! As vezes as palavras podem sair de uma maneira …
A escrita autista pode revelar seus sentimentos!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s