Sete benefícios da semente de abóbora para a saúde


A semente de abóbora fornecem muitas vantagens para a saúde, como fortalecer o sistema imunológico e render boas noites de sono

A abóbora (Cucurbita sp.) é um alimento que fornece muitos benefícios para a saúde, podendo ser utilizada na preparação de diversos pratos, como doces, tortas, sopas, entre outros, pois é rica em vitaminas e tem baixo teor calórico. No entanto, geralmente nos desfazemos da parte mais rica do alimento: as sementes! A semente de abóbora é rica em diversos nutrientes e podem ser inseridas na dieta de diferentes formas, crua, cozida ou frita, todas são saborosas e nutritivas. Não jogue as sementes no lixo, é um grande desperdício, elas representam mais de 3% do peso da abóbora.

As sementes de abóbora apresentam grande quantidade de compostos bioativos, essas substâncias são capazes de nos fornecer vários benefícios à saúde, prevenindo certas doenças ou simplesmente melhorando o funcionamento do nosso organismo. Veja 7 motivos para incluir as sementes de abóbora em sua dieta e consumi-las regularmente:

1. São fontes ricas e naturais de proteína

De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, ao consumir 100 gramas de semente da abóbora, você está ingerindo mais de 18 gramas de proteínas, 18,4 gramas de fibras e somente cerca de 446 calorias, além de várias vitaminas e minerais importantes, como zinco, magnésio, ferro e fósforo.

2. Aumentam sua ingestão de magnésio

O magnésio é um mineral vital para o organismo, sendo o segundo mais importante para o corpo humano (logo depois do potássio), pois atua na contração e relaxamento dos músculos, no controle dos níveis de glicemia e de pressão sanguínea, no fornecimento de energia, e também na produção de proteínas. Saiba mais na matéria “Conheça a importância da ingestão de alimentos ricos em magnésio

As mesmas 100 gramas de sementes de abóbora contêm 262 miligramas de magnésio, mais da metade do total sugerido que um adulto consuma por dia.

3. Elevam os níveis de potássio

Assim como o magnésio, o potássio é um mineral essencial para o corpo humano para ajudar a manter um bom funcionamento do organismo, sendo o principal responsável na luta contra a hipertensão. Além disso, ele auxilia na redução da ocorrência de pedras nos rins e na perda de massa óssea. É sugerido que adultos consumam pelo menos 4.700 mg de potássio por dia, mas a maioria das pessoas somente ingere metade desse total. As sementes de abóbora fornecem, a cada 100 gramas, cerca de 919 mg de potássio, considerando que uma banana de tamanho médio – estimada por ser uma das melhores fontes do mineral, oferece 422 mg.

4. Fortalecem o sistema imunológico

O zinco é o responsável por proteger e combater um número grande de doenças que podem se instalar no nosso organismo. O Instituto Nacional de Saúde recomenda a ingestão de 8 mg de zinco por dia para uma mulher adulta, e 100 gramas de sementes de abóbora possuem 10 mg.

5. Ajudam na saúde da próstata

Pesquisas mostram que as propriedades das sementes de abóbora e do óleo extraído das mesmas são benéficas para a saúde da próstata, assim como para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB, conhecida como o aumento na próstata). A semente contêm componentes conhecidos como fitosterois, que previnem a transformação da testosterona em di-hidrotestosterona, a causadora do aumento da próstata.

6. Deixam você mais feliz!

As sementes de abóbora melhoram o seu humor naturalmente e podem ser eficazes até mesmo contra a depressão, além de que, quando ingeridas algumas horas antes de ir para a cama, o triptófano presente nas mesmas ajuda a ter uma boa noite de sono.

7. São repletas de antioxidantes

As sementes de abóbora são inigualáveis em seus níveis de antioxidantes. O alimento possui várias formas de vitamina E, assim como uma mistura diversa de antioxidantes não encontrados facilmente em qualquer outro alimento. Por isso elas são tão especiais!

Além de atuarem como vermífugos, ajudando a paralisar vermes e expeli-los do organismo de adultos e crianças devido aos fitoesterois encontrados nas sementes, elas também têm eficácia comprovada como redutoras do colesterol ruim (o LDL).

Cerca de 120 gramas à 206 gramas de sementes de abóbora por dia é o suficiente em termos nutricionais. Existem várias maneiras possíveis para consumir a semente de abóbora; por exemplo, torrar as sementes e colocá-las inteiras na salada ou comê-las com frutas, triturar e colocá-las em sopas e cereais ou até mesmo fazer molhos para saladas. Assim, é possível utilizar as sementes e aproveitar sua riqueza nutricional de diversas formas no dia a dia.

Outro ótima forma de utilizar desses benefícios é pela extração do óleo da semente de abóbora. Entre os componentes naturais que nosso copo necessita, o óleo de abóbora apresenta o zinco, triptofano, potássio, fitosteróis e magnésio. Tem diversos usos, farmacêutico, alimentício e cosmético, para saber mais detalhes sobre o óleo de abóbora leia a matéria “Óleo de semente da abóbora previne doenças da próstata e tem usos cosméticos e culinários“. Encontre seu óleo de semente de abóbora natural na Loja eCycle.


Veja também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s