5 dicas para quem quer fundar uma ONG


ideias

O governo não pode fazer tudo sozinho – seja por má gestão ou qualquer outro motivo. Então devemos ficar parados, olhando para o teto, jogando buraco? Eu não acredito nisso! Devemos sempre tentar modificar o quadro que está a nossa frente, e, acreditem, ele está feio e por isso precisamos de toda ajuda possível.

Pensando assim, resolvi dar aqui algumas dicas de como você pode ajudar outras pessoas, tanto na valorização pessoal, no resgate da autoestima e da cidadania. O objetivo aqui é fundar uma ONG, ou melhor, uma organização do Terceiro Setor.

Muitas pessoas podem dizer: “Tem tanta ONG que rouba por aí”. Se for para pensar assim, então não devemos fazer nada, pois em muitos outros lugares também tem gente roubando. Eu não penso assim, conheço muita gente boa que faz trabalho honesto e às vezes tira dinheiro do próprio bolso para ajudar projetos sociais.

Dicas para quem quer criar uma ONG

Algumas dicas básicas para quem quer criar uma ONG:

1. Capacitação

Seus projetos tendem a dar certo quando você se capacita, nunca esqueça isso.

2. Trabalho duro e amor

Um trabalho como a criação de uma instituição ou ONG, deve estar fundamentado no binômio trabalho e honestidade. Devemos entender que sem um trabalho sério e prazeroso não se chega a lugar nenhum. Antes de começar, devemos estar certos do que queremos fazer. Reunir um grupo de amigos é fundamental para a escolha da área em que vai atuar e procure criar sua ONG de acordo com sua vocação.

3. Divulgação

Tentando facilitar um pouco seu trabalho, vou dar uma dica: assim que escolher a área que vai atuar, divulgue o que está fazendo. Faça alguns prospectos, crie um blog na internet, vá para a rua, comece a aparecer. Divulgue seu projeto o tempo todo. Ninguém saberá que você existe, se você não tiver um projeto em andamento e divulgado. A maioria da empresas só aposta em trabalhos que já estão em andamento.

Clique aqui e assista um bate-papo online sobre Marketing para o Terceiro Setor.

4. Estatuto

Agora é hora de escrever o estatuto! Converse com seus amigos e elaborem os pontos principais. Perguntem uns aos outros quais serão os objetivos da ONG? Qual o público alvo que ela deverá atingir? Quantos serão os componentes da Diretoria?

Clique aqui e confira um artigo exclusivo sobre Estatuto Social.

5. Lei

Procure a lei das OSCIPs (Lei 9.790 de 23 de março de 1999) e conheça aqui as Leis de Incentivo para as organizações do Terceiro Setor.

BÔNUS

E aqui, mais alguns links com várias informações sobre tudo que você deve saber sobre ONGs:

Se você tem alguma dúvida em como criar uma ONG entre em contato comigo, farei o possível para ajudá-lo. Escreva para o e-mail: victorsgomez@gmail.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s