Como Viver uma Vida Simples e Tranquila


3 Métodos:Ajustando sua agendaPriorizando sua vidaMudando seu mundo

A vida corrida uma hora ou outra acabará afetando nossa saúde ou nossos relacionamentos. A pressão de se alcançar expectativas nada realistas faz com que muitas pessoas anseiem por uma vida mais pacífica e simples. Organize sua agenda, arrume suas prioridades e modifique o ambiente físico ao seu redor para alcançar a vida que tanto deseja.

Método1

Ajustando sua agenda

  1. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 1
    1

    Vá devagar. Nós muitas vezes nos acostumamos a fazer tudo com tanta pressa que não notamos quão agitadas as coisas se tornaram. Basta ler a frase “vá devagar” para notar isso. Esse é o primeiro passo para ajudá-lo a levar esse pensamento pela leitura inteira do artigo.

    • Evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Esse comportamento tem se tornado muito comum, mas pesquisas indicam que a produtividade cai quando se tenta focar em muitas coisas ao mesmo tempo. [1] O fato de todo mundo querer fazer tudo não significa que você também precisa.
    • Encontre o ponto em que sua produtividade diminui quando você se dispõe a realizar determinado número de tarefas. A ideia é fazer as coisas direito para que você se sinta bem com suas conquistas.
    • Faça nada como se fosse tudo. Não fazer nada é uma arte: muitas pessoas têm dificuldade para parar e pensar na situação. Mesmo que seja necessário fazer uma pausa para não fazer nada, faça isso.
  2. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 2
    2

    Reduza seus compromissos. Se você já se comprometeu a fazer algo, siga em frente. A partir de agora, entretanto, reduza a quantidade de coisas com as quais se compromete. Por mais que isso seja difícil no começo, foque-se na ideia de simplificar a vida e alcançar a paz. Seja motivado por isso para reduzir a culpa que sente.

    • Limite a quantidade de vezes que diz “sim”. Primeiro determine quantos eventos você é capaz de alternar de modo tranquilo. Atenha-se a esse número: ninguém é capaz de dizer sim para tudo.
    • Não responda rapidamente quando for convidado a participar de um evento. Pare um pouco para pensar se o evento é importante para você. Se ele não for, diga “Obrigado pelo convite, mas preciso deixar essa passar.”.
    • Aprenda a dizer “não” comunicando suas intenções. Quando a pessoa não aceitar a recusa, compartilhe um pouco mais de informações para definir seus limites.[2]Considere dizer algo como “Gosto de você, mas estou fazendo algumas mudanças muito importantes para mim, para minha família e para minha saúde, portanto, preciso recusar o convite.”. É provável que a pessoa apoie sua decisão.
  3. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 3
    3

    Elimine as coisas supérfluas. O conceito do consumismo pode descrever sua vida, fazendo com que você gaste para demonstrar seu nível de prestígio social.[3]Simplificar sua vida reduzirá o número de coisas supérfluas com as quais você está acostumado. A ideia é reduzir os gastos excessivos para que você não fique amarrado em obrigações financeiras.

    • Questione a real necessidade de um terceiro iPad na casa ou de duas viagens por dia à cafeteria. Diga “não” ao excesso e “sim” ao desejo de manter uma vida simples e mais pacífica. Sempre que enfrentar uma decisão, saiba que você é capaz de fazer a escolha correta.
    • Encontre a felicidade nas coisas simples, seja passando um tempo com amigos e com a natureza ou construindo algo manualmente. As recompensas intrínsecas aumentarão sua motivação e a satisfação que tem ao viver.[4]
  4. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 4
    4

    Organize sua casa. A rotina faz com que enchamos os espaços comuns da casa com diversos itens desnecessários. Para simplificar sua vida, organize-se: uma casa bem arrumada é uma casa saudável. Elimine os itens que não utiliza para organizar sua casa e seus pensamentos.[5] Nossa mente fica limpa quando o ambiente ao redor também fica.

    • Separe pelo menos dez minutos por dia para organizar seus arredores.
    • Separe os fins de semana para organizar armários e garagens.
    • Separe seus itens em três categorias: manter, doar e jogar fora. A doação de itens pouco utilizados para a caridade permite que outras pessoas os aproveitem e também gera empregos para os profissionais que lidam com as doações. Saber que cada doação está ajudando a comunidade também pode ajudar com sua autoestima.[6]

Método2

Priorizando sua vida

  1. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 5
    1

    Identifique seus valores.[7] Pense nas coisas importantes para você e que influenciam o modo com o qual age e as decisões que toma. Esses são seus valores. Identificá-los pode ser um desafio, mas esse esforço vale a pena.

    • Para identificar seus valores, pense nas fases da vida em que estava feliz, orgulhoso e satisfeito. Monte uma lista para determinar as coisas que valorizava nessas situações. Talvez você valorize a aventura, a criatividade, a lealdade e o trabalho pesado. Talvez você perceba que valoriza sua família acima de tudo. Esses valores guiarão tudo que você faz.
    • Quem realmente busca uma vida pacífica costuma valorizar a estabilidade, a serenidade, a engenhosidade e a saúde.
  2. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 6
    2

    Alinhe suas atividades com seus valores. Participe em atividades que combinem com seus valores e com o desejo de uma vida mais simples. Quando se sentir bem ao fazer algo, você saberá que essa atividade está de acordo com seus valores. Quando uma atividade entra em conflito com seus valores, você se sentirá mal e infeliz.

    • Negue convites que entrem em conflito com sua ideia de viver pacificamente.
    • Esforce-se para viver de acordo com seus valores, mas saiba que isso requer disciplina e foco. Melhore sua disciplina realizando atividades físicas e ioga.[8]
  3. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 7
    3

    Monte um planejamento e atenha-se a ele. Siga um modelo de solução de problemas para estruturar as mudanças. Após identificar o desejo de uma vida tranquila, você precisa estabelecer objetivos específicos, implementá-los e ajustá-los conforme necessário para progredir.[9]

    • Determine objetivos claros. Um dos seus objetivos pode ser manter uma agenda e um registro de todos seus esforços para organizar a casa. Ficar de olho em si mesmo faz com que as mudanças desejadas vinguem.[10]
    • Escolha uma data para colocar os planos em prática e comece. Não adie o inevitável.
    • Reconheça seu crescimento e recompense-se. Caso você alcance os objetivos definidos, celebre essa conquista! Vá ao cinema, a um jogo de futebol ou plante uma árvore em homenagem a alguém que admira. Os reforços positivos o ajudarão a seguir com o planejamento.
    • Se uma estratégia não está funcionando, pare de utilizá-la. Encontre uma alternativa e encaixe-a nos planos existentes. Não veja isso como um fracasso: procure por um modo de corrigir seu caminho na direção dos objetivos.
    • Os novos comportamentos serão construídos com o tempo, tornando-se naturais. Conforme isso acontece, você pode diminuir a rigidez do planejamento ao mesmo tempo em que mantém os resultados positivos.[11]
  4. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 8
    4

    Viva no presente. Não pense muito no passado ou no futuro: uma mente que divaga costuma ser infeliz.[12] Para simplificar os pensamentos, você precisa silenciar a mente e manter-se focado no momento.

    • Utilize alguns exercícios de visualização para imaginar-se em um ambiente simples e sem estresse. Isso deve ajudá-lo a acalmar a mente.
    • Converse ou exercite-se: esses são dois modos eficazes de manter-se no presente. [13]
  5. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 9
    5

    Escreva um diário de gratidão. Isso deve ajudá-lo a dormir melhor e a ser mais feliz e saudável. Tudo isso deve ajudá-lo a encontrar a paz. Existem diversas coisas que você deve considerar para extrair os maiores benefícios da vida:[14]

    • Comece decidindo tornar-se mais feliz e grato.
    • Inclua os detalhes das coisas pelas quais é grato, evitando frases simples.
    • Seja grato pelas pessoas, não pelas coisas.
    • Visualize como sua vida seria diferente sem a presença de algo com o qual você se importa. Isso o ajudará a pensar em pontos adicionais de gratidão.
    • Inclua surpresas.
    • Não se force a escrever todos os dias. Criar uma ou duas entradas no diário por semana está ótimo.
  6. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 10
    6

    Pratique a empatia e a compaixão.[15] É importante aprender a valorizar os esforços dos outros. Algumas pessoas têm facilidade com isso, mas outras não. Você sabe como gosta de ser tratado, portanto, aplique isso ao lidar com os outros.

    • Comece a praticar a empatia e a compaixão oferecendo algum tipo de ajuda para familiares ou amigos. Ofereça-se para descarregar as compras ou regar as plantas de um amigo, por exemplo. A ideia é transmitir aos outros os sentimentos e as ações que você valoriza quando alguém faz o mesmo por você.
  7. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 11
    7

    Transforme o ressentimento em gratidão para melhorar seus relacionamentos. A inquietação interna e externa surge por conta dos conflitos com os outros. Guardar mágoa é como beber um veneno e esperar que outra pessoa seja prejudicada por isso. Os pensamentos de gratidão melhorarão o humor e diminuirão o ressentimento. [16] Sempre que sentir ressentimento, pare e pergunte-se:

    • Sinto-me bem pensando nessa pessoa?
    • Meus sentimentos negativos estão me ajudando ou prejudicando?
    • Meus pensamentos vingativos exercem algum impacto na outra pessoa?
    • É bem provável que você responda “não” para as três perguntas. Em seguida, responda-as com frases repletas de gratidão como: “Sinto-me bem quando deixo meu ressentimento por essa pessoa de lado”; “Seguir em frente faz com que me sinta melhor” e “Meu foco deve ser em melhorar minha vida, não em acabar com a vida de outra pessoa”.

Método3

Mudando seu mundo

  1. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 12
    1

    Mude de casa. Talvez morar em uma região movimentada o esteja estressando. Mudar-se para um local calmo pode ajudá-lo a viver uma vida mais simples, afinal, seu lar é seu santuário.

    • Se é necessário manter-se próximo de onde vive atualmente, pesquise residências melhores para alugar ou comprar. Um corretor imobiliário pode ajudá-lo.
    • Se estiver disposto a realizar uma grande mudança, pesquise áreas mais afastadas que ofereçam as coisas que você deseja. Algumas pessoas tendem a sentir-se melhores vivendo perto das montanhas ou do oceano, por exemplo.
  2. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 13
    2

    Considere comprar uma casa pequena. Essas residências pequenas podem conter tudo que você quer de modo minimalista. Você pode ter conforto em um ambiente pequeno.

    • Troque os parcelamentos caros por uma casa ecológica, pequena e calma que possui um design criativo.[17]
  3. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 14
    3

    Simplifique seu transporte. Muitas pessoas pagam parcelas muito caras para ter um carro top de linha, mas esse dinheiro poderia ser utilizado em outras coisas, livrando-o das obrigações financeiras.

    • Alguns carros pequenos e ecológicos servem para transportá-lo e diminuir a emissão de carbono na atmosfera. Menos poluição significa uma vida mais limpa.
    • Vá ao trabalho de bicicleta. O exercício é ótimo e você sempre encontrará uma vaga ótima.
  4. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 15
    4

    Mude de ramo. Não há nada pior do que manter um emprego que você odeia. Caso não consiga tornar sua rotina mais divertida, experimente mudar de emprego ou até mesmo de ramo. Se estiver cansado de trabalhar a semana inteira cumprindo cotas que o deixam completamente esgotado, chegou a hora de procurar uma vida mais simples.

    • Talvez você perceba que não tem dinheiro suficiente para sustentar seu novo estilo de vida. Utilize essa oportunidade para explorar opções que estejam de acordo com seus valores, objetivos e interesses.
    • Procure um orientador vocacional para compreender quais são suas opções e descobrir o que você gostaria de fazer.
  5. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 16
    5

    Dê prioridade ao seu bem estar. Priorizar sua saúde o ajudará a viver uma vida simples e calma. Desenvolva um novo estilo de vida e utilize uma agenda para manter um equilíbrio saudável de diversão e trabalho.

    • Mantenha uma dieta saudável que o energize o suficiente para praticar atividades físicas. Talvez você precise mudar a visão que tem dos exercícios, mas saiba que você será o maior beneficiado por isso.[18]
    • Medite para aproveitar mais a vida.[19]
  6. Imagem intitulada Live a Simple and Peaceful Life Step 17
    6

    Seja responsável por sua felicidade. Você sabe o que o faz feliz, portanto, pratique atividades que construam sua reserva de sentimentos positivos. É mais fácil enfrentar situações difíceis com um alto astral. Um eu mais feliz tornará todas as situações e os relacionamentos mais felizes.

Dicas

  • Nunca é tarde demais para buscar ajuda profissional, basta estar disposto a fazê-lo.
  • Por mais que mudar seja difícil, basta esforçar-se para encontrar modos de lidar com seus problemas.
  • Seja paciente.
  • Os familiares e amigos podem ajudá-lo e inspirá-lo em tempos de mudança. Esteja aberto a isso.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s