Peru: como a esquerda alimenta a direita


http://causaoperaria.org.br/peru-como-a-esquerda-alimenta-a-direita/

Causa Operária

Download PDF

A candidata de esquerda Veronika Mendoza, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições peruanas, declarou nesta segunda-feira (30) seu voto no candidato Pedro Pablo Kuczynski (PPK), que terminou o primeiro-turno em segundo lugar. Mendoza apoia PPK no segundo turno para evitar a vitória de Keiko Fujimori, filha de Alberto Fujimori, que reprimiu brutalmente os trabalhadores durante os anos 90 para impor uma política neoliberal.

Esse tipo de decisão de Mendoza, de apoiar um candidato de direita para derrotar a extrema-direita, alimenta a própria direita. Enquanto a direita, por sua vez, alimenta a extrema-direita com sua política. É o mesmo que aconteceu na França, quando o Partido Socialista retirou candidaturas nas eleições municipais, apoiando candidaturas dos Republicanos contra a Frente Nacional. Com essa política, a direita e a extrema-direita se fortaleceram, enquanto o PS continua afundando. É também a mesma política que o PT tentou aplicar quando estava no governo, aliando-se com o PMDB contra partidos ainda mais à direita. Essa política fortalece a direita e a extrema-direita.

Mendoza deveria denunciar PPK por suas política neoliberais, e participar do grande movimento popular que está indo às ruas contra a candidatura de Keiko Fujimori. Um movimento real, de mobilização dos trabalhadores, que desde já coloca-se contra a direita que virá a governar o Peru. Só um movimento assim pode combater efetivamente a extrema-direita, não adianta declarar voto na direita, que fortalecerá a extrema-direita da mesma forma, caso vença as eleições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s