Android no Eclipse


O Android é uma plataforma mobile pertencente ao Google no qual tem como base o núcleo do linux, em outras palavras o Android é um sistema operacional desenvolvido para dispositivos móveis que permite a seus desenvolvedores criarem aplicações na linguagem de programação Java.

Navegando na internet percebi certa dificuldade em encontrar algum material que ensinasse passo a passo de como se instalar a SDK (kit de desenvolvimento de software) do Android no Eclipse, então resolvi criar este artigo com tal objetivo para que você também possa desfrutar desse ambiente.

Então vamos lá, antes de tudo precisaremos ter instalado o JDK (kit de desenvolvimento java) para rodarmos os aplicativos java no qual o Android trabalha. Para saber se você já possui ou não o JDK, basta acessar o Prompt de Comando do Windows e digitar “java -version” sem as aspas (note que existe espaço entre a palavra “java” e o “-“ do comando).

Feito isso, uma mensagem similar a da imagem abaixo vai aparecer caso você já tenha o JDK instalado:

Instalando o ADT de forma manual

Figura 1: Mensagem de verificação da versão do Java

Caso contrário, você poderá fazer o download do JDK no site da Oracle e instalá-lo com as configurações padrões:

JDK:http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Agora que já possuímos o JDK instalado, precisaremos do Eclipse que é o software que usaremos para programar. Caso ainda não tenha, o Eclipse (este) pode ser adquirido no site abaixo, recomendo o download do Eclipse Classic, pois este já possui as ferramentas que nos vão ser úteis mais tarde.

Eclipse:http://www.eclipse.org/downloads/

Agora vamos baixar a SDK do Android, que pode ser encontrada no site abaixo:

SDK Android:http://developer.android.com/sdk/index.html

O site proporciona dois tipos de download, um executável que é o recomendado e basta executá-lo para instalar o SDK, e um zipado que é necessário extrair. No caso de ocorrer algum tipo de erro, faça o download da segunda opção.

E por final precisaremos do ADT plugin que foi feito para facilitar o desenvolvimento de aplicativos Android no Eclipse. O download dele é feito pelo próprio Eclipse, então para isso devemos abrir o Eclipse e no menu Help existe uma opção chamada Install New Software…

Instalando o ADT de forma manual

Figura 2: Menu “Install New Software…”

Uma nova aba se abrirá, e no topo à direita existe um botão chamado Add.

Instalando o ADT de forma manual

Figura 3: Botão Add na janela Instal

Ao clicarmos neste botão uma nova pequena aba surgirá pedindo um Name (Nome) e uma Location (Localização). Na parte do Name pode-se dar um nome qualquer, já no Location devemos inserir a seguinte URL e dar um OK:

Instalando o ADT de forma manual

https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/

Figura 4: Adicionando nome e URL do repositório

Após esse passo o Eclipse analisará o que deve ser baixado e nos proporcionará as seguintes opções, no qual recomendo que marque todas e clique em Next para começarmos a instalação, quando terminada basta clicar em Finish.

Instalando o ADT de forma manual

Figura 5: Opções para download

Existe outra forma de se instalar o ADT plugin, que seria uma forma mais “manual”, o site do Android oferece o arquivo do plugin para ser baixado, e ao invés de inserirmos a URL no eclipse como fizemos acima, optaremos pela opção Archive, daí é só selecionar o arquivo e instalar.

Instalando o ADT de forma manual

Figura 6: Instalando o ADT de forma manual

ADT Plugin:v

Agora precisamos atualizar a SDK do Android,e para isso devemos ir até o Eclipse, clicar no menu Windows e depois selecionar a opção Preferences.

 Menu Preferences

Figura 7: Menu Preferences

Uma nova aba surgirá e nela existe uma opção no canto superior esquerdo chamado Installed packages, onde você deverá clicar no botão Update All na parte inferior da aba como na imagem abaixo:

 Atualizando os pacotes

Figura 8: Atualizando os pacotes

Quando a instalação for concluída uma mensagem solicitando a reinicialização do ADB surgirá, clique em Yes e depois em Close.

Agora precisamos mostrar para o eclipse onde que o SDK do Android se encontra, no Menu Windows na opção Preferences uma nova aba nos permitirá que indiquemos o local do SDK.

Na parte superior à esquerda existe uma opção chamada Android, depois basta inserir o diretório de onde você instalou a SDK do Android como na imagem a seguir e clicar em Apply e em seguida dar um OK:

 Informando o diretório de instalação do Android

Figura 9: Informando o diretório de instalação do Android

Pronto, agora você possui um ambiente Android no seu Eclipse, e para criar um novo projeto é só ir no Menu File>New>Other… do eclipse, e selecionar a opção Android… Daí pra frente vai depender do que você pretende desenvolver.

Leia mais em: Criando ambiente Android no Eclipse http://www.devmedia.com.br/criando-ambiente-android-no-eclipse/24621#ixzz3rysb2eCT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s