Programa Cultura Já, na Web Rádio Petroleira, espaço aberto aos novos artistas


http://www.lucasferreiranaweb.com.br/p/programa-cultura-ja-na-web-radio.html

Por Lucas Ferreira*
Quem faz e produz arte sabe da dificuldade que é ter acesso às mídias.
A Web Rádio Petroleira, mantida pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), acredita e investe nos novos valores. O Programa Cultura Já, apresentado por este articulista e por Marcos Poubel, é mais uma iniciativa aberta aos artistas de todas as áreas.
Existe uma grande contradição no Brasil que precisa ser enfrentada e superada. A grande mídia impõe um padrão comercial e repetitivo enquanto, sobretudo nas periferias dos grandes centros, não param de surgir manifestações artísticas ricas e originais. É para esses artistas que o Programa Cultura Já abre os seus microfones.
Desde novembro, quando foi gravado o programa piloto, já são mais de 20 entrevistados. Quero destacar a participação da militante e jornalista Fatima Lacerda que participou da homenagem que fizemos à médica Maria Augusta Tibiriçá Miranda, falecida recentemente, aos 97 anos de idade. Ela foi uma das articuladoras da campanha O Petróleo é Nosso, nas décadas de 1940-50, o maior movimento cívico da história do Brasil que resultou na criação da Petrobrás.
Ajude a superar a ditadura midiática, prestigiando as iniciativas que dão voz aqueles que destoam e escapam da vala comum. É tão inacreditável o silêncio da chamada “mídia grande” em relação aos verdadeiros anseios do povo que, na semana do índio, cerca de 1.500 representantes de 200 etnias do país  marcharam do Rio Grande do Sul, Acre, Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e de vários outros cantos do país até Brasília. Lá permaneceram vários dias acampados. Houve conflito com policiais. Os índios ocuparam o plenário da Câmara e se sentaram nas cadeiras dos deputados, reivindicando a demarcação de suas terras, contra a PEC 215.
Nenhuma linha, porém, saiu dos jornais. No entanto, se meia dúzia de fascistas gritarem pela volta da ditadura numa rua de São Paulo, essa notícia é capaz de virar manchete na Globo. A ditadura midiática é a realidade do Brasil hoje. E se reproduz no campo da arte e da cultura. Daí a importância de multiplicarmos nossas vozes dissonantes e prestigiarmos quem tenta furar esse bloqueio.
“Cultura Já” é transmitido ao vivo às quartas-feiras, de 18h às 18h30. Os programas permanecem na grade, podendo ser acessados a qualquer momento. Basta acessar www.radiopetroleira.org.br
Os artistas interessados em apresentar seus trabalhos podem procurar o Lucas Ferreira pelo telefone (21) 2508-8878. Ou entrar em contato pelo e-mail contatoculturaja@gmail.com. No facebook nossa página é :www.facebook.com/programaculturaja
Conheça as nossas mídias: acesse pela internet, também, a TV Petroleira e a página da Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br). Entre em contato com a campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso e com o Sindipetro-RJ, no Rio.
*Lucas Ferreira é Economista, Apresentador do Programa Cultura Já, Diretor do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e Diretor Regional do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos)
Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s