CARIDADE


http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2004/11/caridade.html

Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita:
Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes ao menor dos meus irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda:
Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para Satan e seus mensageiros; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.
(Mat 25:31-46)

Mais uma bela parábola de Jesus, adaptada à mentalidade da época, que espera a recompensa após a morte por suas boas ações. Questionado sobre qual será o “método de qualificação” pra “adentrar os céus”, Jesus responde acima, o que pode ser resumido numa só palavra: caridade. Caridade àqueles que mais necessitam, aos que mais sofrem, aos mais humildes. Algumas versões da bíblia traduzem erroneamente o sentido do texto “Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos“… não tem nada de “mesmo”, fosse assim bastaria auxiliar seus parentes e amigos, ou confrades da igreja.

Me deu vontade de publicar esse post após ter meditado num fato que aconteceu hoje: no sinal de trânsito, dei um saquinho de pipoca a um garoto (com seus 6 anos) que pedia dinheiro. A coleguinha dele também pediu, mas eu não tinha outra pipoca. Pedi então ao garoto pra repartir com ela, mas ele negou. Ainda argumentei: “mas não fui eu que dei a você? Que custa dar um pouco a ela?” mas ele saiu de perto com seu saco de pipocas…
Fiquei matutando: se as pessoas soubessem compartilhar, não haveria fome. E não precisa compartilhar muito não; qualquer besteira que se coma já engana a barriga. 4 ou 5 pipocas já satisfariam a menina, e não faltaria para o garoto. Não mata a fome, mas distrai. Só que a lei aqui na Terra é a do cada um por si… a caridade não é só um requisito a quem doa, mas também a quem recebe. Bem, eu preferi não fazer nenhum juízo de valor sobre o garoto, afinal, não compete a mim gerenciar o que eu distribuo, senão ainda seria algo de minha propriedade. E nem por isso vou deixar de distribuir algo quando sentir que devo.

“A assistência social ideal tem características universalistas próprias inconfundíveis:
Não apresenta caráter oficial, sendo espontânea.
Não demonstra rótulo profissional nem fim profissionalizante.
Não alimenta segundas intenções proselitistas.
Não incentiva a segregação de espécie alguma.
É a doação da consciência, simples, pura, direta, sem mediação, exigências nem condições. E que todos podem praticar em silêncio.”
(Waldo Vieira; Projeções da Consciência) Em 1979, antes da mudança…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s