SC: Projeto Surdo Cidadão apresenta plataforma de educação à distância


O projeto Surdo Cidadão apresenta nesta sexta (10/6), às 10h, no Hotel Majestic, em Florianópolis, uma plataforma de Educação à Distância, voltada para surdos, seus familiares e ouvintes em geral. O objetivo do projeto, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, e realizado pelo Instituto Consultor Social (ICS), é oferecer, gratuitamente, 2500 vagas para cursos à distância, em 12 vídeos com os temas Mundo do Trabalho, Empreendedorismo, Saúde, Direitos Civis e Acessibilidade.

O vídeo sobre “O mundo do trabalho”, por exemplo, ensina o surdo como se portar em uma entrevista de emprego. No tema Direitos Civis, é explicado como o surdo deve  fazer para solicitar um talão de cheques. Já o vídeo sobre Acessibilidade traduz o código do consumidor para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), linguagem reconhecida por lei, desde 2002, como idioma oficial dos surdos.

O projeto surdo cidadão promove, desde outubro de 2010, oficinas com um dia de duração, paralelas à preparação do lançamento da plataforma EAD. Além de divulgar a abertura dos cursos de ensino à distância, os cursos promovem a formação de liderança entre os surdos e deficientes auditivos. Já foram realizadas oficinas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. Estão previstos novos cursos no Paraná (28/6), Minas Gerais (8/7) e Rio de Janeiro (15/7).

Marcelo Lemos, presidente do Instituto Consultor Social (e também surdo), explica que o Brasil tem hoje cerca de seis milhões de surdos e pessoas com deficiência, que representam 3,2% da população do país, que pagam impostos, votam, mas tem seus direitos à informação prejudicados por falta de sinalização em libras nas escolas, teatros, cinemas, em meios de transporte, entre outros locais.

 “O Surdo está comprometido a deixar de ser um cidadão de segunda classe, pouco visto e reconhecido socialmente. A procura da independência socioeconômica é o primeiro passo para este reconhecimento. Considero a formação de novas lideranças essencial para isso,” diz o presidente do Instituto.

A iniciativa foi selecionada pelo programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, por se encaixar no tema Pessoas com deficiências, um dos temas transversais do programa.

As inscrições para o EAD podem ser feitas no menu principal Surdo Cidadão, no portal www.consultorsocial.org.br. O único pré-requisito é o conhecimento da linguagem de libras.

Serviço: lançamento da plataforma de Educação à Distância
Local: Hotel Majestic, na Beira Mar Norte, em Florianópolis (SC).
Data: 10 de junho, às 10h (somente para a imprensa e convidados)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s