Petrobras batiza campo de Lula e anuncia reservas de 8,3 bi


A Petrobras declarou nesta quarta-feira a comercialidade da área de Tupi – que passa a ser campo e foi rebatizado de Lula -, e de Iracema, agora chamada de Cernambi, ambas no pré-sal da bacia de Santos, no bloco BM-S-11.

Desde o início de suas atividades a Petrobras batiza seus campos com nomes de peixes – agora também moluscos – após a declaração de comercialidade.

Com a comercialidade comprovada dos campos a estatal vai poder adicionar gradualmente 8,3 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) às suas reservas, sendo 6,5 bilhões de boe provenientes do campo Lula e 1,8 bilhão de boe do campo Cernambi.

Em dezembro de 2009, as reservas da petrolífera estavam em 14,865 bilhões de barris de boe, segundo a SPE, uma sociedade internacional de engenheiros de petróleo. A Petrobras vai divulgar até 15 de janeiro o volume de reservas referentes a 2010.

A analista Mônica Araújo, da corretora Ativa, ressaltou que o volume anunciado ficou acima das estimativas iniciais, já que anteriormente a estatal havia projetado reservas de 5 bilhões a 8 bilhões de boe na área para Tupi, cujo primeiro poço foi perfurado em 2006.

“Ficou acima da expectativa, antes falavam até 8 bilhões (de boe)”, avaliou Mônica, que espera pouca contribuição dos campos do pré-sal nas reservas deste ano.

“Eu tinha (projetado) 180 milhões (boe) do pré-sal para as reservas deste ano, mas ainda não tinha dados da declaração de Tupi e Iracema, só dos campos declarados comerciais”, disse a analista, ressaltando que o importante é que em algum momento todas reservas serão gradativamente apropriadas pela Petrobras.

Ela explicou ainda que a empresa não divulgou o fator de recuperação desses campos, o que poderia dar mais informações sobre o potencial das reservas.

Recuperação
As ações da Petrobras subiam nesta quarta-feira apesar da queda do preço do petróleo. Ao longo de 2010 os papéis sofreram com as incertezas em torno da operação de capitalização da companhia, que arrecadou R$ 120 bilhões em setembro. Às 14h15, as preferenciais valorizavam 1,39%, enquanto o Ibovespa subia 1,07%.

“Em 2010, teve a perda das notícias positivas da área de exploração e produção, agora os investidores cão olhar muito mais para o fundamento do que para os eventos que acabaram trazendo queda muito forte ao longo do ano “, explicou Mônica referindo-se à capitalização.

Junto com a declaração de comercialidade a Petrobras entregou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis o Relatório Final do Plano de Avaliação e o Plano de Desenvolvimento (PD) dos dois campos, que ainda terão que ser aprovados pela agência.

O campo de Lula será o primeiro campo supergigante de petróleo do País (volume recuperável acima de 5 bilhões de boe), e o campo de Cernambi está entre os cinco maiores campos gigantes do Brasil”, informou a Petrobras em fato relevante.

Os dois campos estão localizados no bloco BMS-11, operado pela Petrobras, que detém 65% da concessão e que tem como sócias o BG Group, com 25%, e a Galp Energia, com 10%.

http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201012291317_RTR_1293627918nN29275089

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s