CONTEXTO DA LIDERANÇA


CONTEXTO DA LIDERANÇA
Desafios Atuais
Neste cenário de rupturas e mudanças no mundo corporativo, onde nasce a figura dos mercados globais, como enfrentar tais mudanças com uma empresa bem preparada, com seus colaboradores remando na mesma direção, envolvidos, motivados e comprometidos com os resultados?

E ante todas essas inovações, qual o papel do líder neste contexto atual ‘como lidar com as pessoas sem endeusar a tecnologia em detrimento da pessoa?’.

Nasce assim, uma revisão, necessária, dos comportamentos e atitudes gerenciais, onde para as pessoas, amplia-se não só a necessidade de entender o sentido de seu trabalho como a identificação com este e busca sua real satisfação com sua atuação e seus resultados. Ou seja, o homem quer deixar de ser tratado como uma mera peça de uma engrenagem.
Uma nova figura aparece: o real envolvimento com o trabalho e a motivação para executá-lo, independente do tipo de trabalho, seja operacional, braçal ou intelectual.

“A MOTIVAÇÃO, QUANDO PRESENTE, LIBERA A ENERGIA FANTÁSTICA QUE CONDUZ PESSOAS À REALIZAÇÃO…”. A figura dos líderes torna-se de suma importância, vez que muitas empresas tem maior volume financeiro do que muitos países no mundo, o que de fato pode influenciar e afetar a economia global (exemplo da crise financeira de 2009 gerada nos Estado Unidos, como da mesma forma que em 1929).

Liderança e responsabilidade.

Mas esta liderança não pode enfatizar na sociedade um cenário mórbido permanente, com práticas e discursos como ferramentas para disfarçar e justificar práticas distorcidas, principalmente se o resultado for atingido. “Rouba mas faz” é um bom exemplo de um comportamento mórbido de acomodação alienada. Traz-se aqui, a importância da necessidade do questionamento do rumo dos negócios em consonância com as exigências dos novos tempos. “Tal necessidade faz com que os líderes devam deixar aquela mentalidade tradicional que os deixava isentos de envolvimento com sua equipe e assumir a responsabilidade de gerar um clima de trabalho em que as pessoas possam levar sua alma, e não apenas sua mente…”.

As pessoas querem oportunidade para utilizar seus conhecimentos, talentos e competências, e os líderes tem a responsabilidade de, além de atingir suas metas organizacionais, mas também trabalhar com o desenvolvimento de pessoas.
Crise de liderança
As organizações tem se interpretado apenas com números, percentuais e balancetes, com valorização de pensamentos e ações imediatistas, soluções rápidas para os problemas urgentes – famoso apaga fogo. Muitos gestores, afundados diariamente em suas rotinas, não conseguem enxergar além de seu pequeno mundo de trabalho. Hoje as organizações estão se deparando com o contexto atual, antes não imaginado e contemplados pelo mundo corporativo, tais como meio ambiente e satisfação das necessidades sociais do ser humano, além de assumir funções transformadoras na sociedade e em seu ambiente de trabalho. Assim, surge a idéia de que, como as pessoas, as organizações também têm necessidades nas dimensões física, mental, emocional e espiritual, e que elas precisam equilibrar todas essas necessidades através de seus diferentes níveis.

1- NECESSIDADE BÁSICA DE ORGANIZAÇÃO

2-MANTER BOM RELACIONAMENTO COM OS FUNCIONÁRIOS

3-CONSCIÊNCIA CORPORATIVA

4-LIGAÇÃO PONTE ENTRE O INTERESSE PRÓPRIO E O INTERESSE NO BEM COMUM

5-CONSCIÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO VALORIZADA DE SEU PESSOAL

6- CONSCIÊNCIA E APOIO DE COMUNIDADE

7 – VISÃO HOLÍSTICA E INTEGRADORA DA ORGANIZAÇÃO.

Assim, na medida em que as empresas sedimentam a consciência de suas identidades, podem iniciar transformações mais amplas. Barrett concluiu que “quaando é elevado o nível de consciência, as empresas encontram o equilíbrio dinâmico entre as necessidades de sobrevivência e de crescimento das organizações, as necessidades de realização pessoal dos funcionários e as necessidades de sustentabilidade econômica, social e ambiental”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s