WordPress para Gerenciamento de Portais – Xemele


Minc usa WordPress

O Minc desenvolveu um conjunto de plugins que transforma o WordPress — conhecida plataforma open source para gerenciamento de blogs — em um sistema para gerenciamento de portais.

O fato do WordPress ter sido desenvolvido para publicar blogs — o que caracteriza a presença online ‘centrada na pessoa’ — confere à plataforma um alto grau de flexibilidade de customização para os usuários que publicam os conteúdos, seja em termos de layout e diferentes funcionalidades (plugins), seja na implementação de arquiteturas de informação específicas em seções secundárias do website.

O conceito se encaixa perfeitamente na estratégia de descentralização da produção de conteúdo no órgão, e no movimento de apropriação da web como ferramenta de comunicação e prestação de serviços para com o público usuário da instituição.

Ao facilitar a vida dos editores de conteúdo com interfaces simples, e disponibilizar um leque de opções de customização contando com as funcionalidades mais recentes da web 2.0, o WordPress se torna automaticamente um sucesso junto aos usuários internos / publicadores e, conseqüentemente, o resultado em termos de conteúdo gerado agrada em cheio ao público final — usuários externos.

Entre os plugins utilizados no site do MinC, existem alguns desenvolvidos pela comunidade WordPress e outros desenvolvidos pela Equipe do Ministério da Cultura.

1. Lead Manager – Gerenciador de Capas

O Gerenciador de Capas é responsável pela ordenação do conteúdo por importância, contrastando com o ordenamento cronológico no qual o WordPress se baseia a princípio. Ou seja, não importa a ordem em que as notícias são criadas: nos locais onde estiverem definidas as capas (normalmente na página inicial do site) irão aparecer somente as notícias que o editor cadastrar.

O público alvo desse plugin são os jornalistas e editores do site responsáveis por configurar a página da “Capa” do site ou de cada categoria pesonalizada. Algumas características do Gerenciador de Capas:

– Título e Chamada diferentes na Capa e no Post
No momento da publicação o autor pode optar por colocar um título e/ou uma chamada diferentes do post na capa. Essa opção é útil quando se quer dar mais ênfase a uma matéria disposta na capa ou quando o título da notícia é grande, sendo necessário um título menor no destaque.

– Link para outras páginas
Criar link é importante nos casos em que a notícia contém um pequeno texto referente a outra notícia externa ao site. Dessa forma o usuário não precisa entrar no post para, só então, acessar a notícia na íntegra.

– Escolha da imagem que irá aparecer na Capa
Em casos em que existe imagem na capa, essa funcionalidade do plugin facilita o controle sobre qual imagem irá aparecer. Na área de gerenciamento de capas estarão listadas todas as imagens anexadas ao post, possibilitando a escolha de uma ou nenhuma imagem.

– Data de Entrada e Data de Saída da Capa
Este recurso permite que o editor defina datas para o post entrar e/ou sair da capa. Ideal para dar destaque a eventos e agendas.

Manual de instalação

2. Role Manager

Desenvolvido pela comunidade WordPress, o Role Manager controla o nível de previlégios dos grupos de usuários. Possibilita também a adição, edição e exclusão de grupos. Assim o administrador pode definir grupos bem específicos de usuários aumentando a eficiência de cada subdivisão do site.

http://www.im-web-gefunden.de/wordpress-plugins/role-manager/

3. Category Limit – Limitador de Categorias

Limita os usuários a publicar apenas nas categorias em que tem permissão. Utilizado em conjunto com o Role Manager para gerenciamento de regras, torna-se um ótimo plugin para personalisar níveis de acesso.

O limitador de categorias conta com as seguintes características:

– Permissão por Usuário
Concede a cada usuário permissão a categorias definidas.

– Camuflagem das Categorias
No momento da publicação, o usuário enxerga apenas as categorias a que tem acesso, impedindo que o mesmo tente publicar em outras categorias além de encolher a lista de categorias.

4. Fale Conosco

Formulário de contato configurável, dividido por órgão ou assunto. Possui também um contador para saber quantos e-mails foram enviados.

5. Recomende este Post

Adiciona um botão às notícias para que os usuários as enviem para um e-mail informado.

6. WP-Print

Outro plugin encontrado na comunidade WordPress, o wp-print gera uma versão para impressão de páginas e notícias.

http://www.lesterchan.net/portfolio/programming.php

7. Post Excerpt – Chamada da notícia

Adiciona um item logo após o título para que se possa colocar uma “chamada” para a notícia (gravata). 

8. WP-PageNavi

Outro plugin encontrado na comunidade WordPress, o wp-pagenavi adiciona paginação aos setores do site que possuem uma lista muito grande de notícias.

http://www.lesterchan.net/portfolio/programming.php

9. Outros Plugins da Comunidade do WodPress que recomendamos

AuthImage: Adiciona uma imagem de autenticação aos comentários, evitando os comentários indesejados (spams).

Audio Player: Player em flash para inserção de podcasts nas notícias.

Breadcrumb Navigation XT: Navegação através do BreadCrumb, mostrando ao visitante o caminho, no site, até sua localização.

Embedded Video: Facilita a inserção de vídeos no conteúdo da matéria vindo de vários servidores na web ou de seu computador.

NextGen Gallery: Gerenciamento de galeria de imagens.

User Photo: Possibilita adicionar foto para cada usuário cadastrado.

Feed Statistics: Possibilita visualizar a quantidade de feeds adicionados por categorias, além de listar os que foram mais acessados.

Category Description Editor: Permite adicionar o editor visual para formatar a descrição da categoria.

cforms: Facilita a criação de diversos formulários de contato de forma flexível.

Exec-PHP: Permite inserir tags php no post da notícia.

http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/xemel/xowiki/wp_portal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s