CONPET LANÇA SITE PARA INCENTIVAR O USO RACIONAL DE ENERGIA


[Lista Geral de Posts]

O Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), desenvolvido pela Petrobras, ganha novo fôlego a partir desta semana, com o lançamento de seu novo portal (http://www.conpet.gov.br/). Mais dinâmico, elaborado a partir dos mais novos conceitos de comunicação via Internet e com arquitetura de navegação horizontal, o novo website pretende ser um canal de referência na Internet em uso racional de energia no país.

Conteúdo

Na nova formatação, o conteúdo do portal é segmentado por perfil de usuários. A seção Educação e Cultura é dedicada aos alunos dos ensinos Médio e Fundamental. O conteúdo didático dessa seção tem como objetivo ser fonte de pesquisa sobre o tema para os estudantes, ao mesmo tempo em que ressalta a importância de usar os recursos com responsabilidade.

Já Prática e Soluções visa disseminar informações úteis para a economia de derivados do petróleo e do gás natural pelos grandes consumidores e também no dia-a-dia. É uma seção destinada tanto ao consumidor residencial interessado no assunto quanto ao segmento de empresas – dos setores de transporte, industrial, comercial e de geração de energia.

A seção de Programas e Parcerias é destinada ao segmento corporativo e aos grandes parceiros nas ações do Conpet, como entidades representativas do setor transporte, da indústria, secretarias de educação e outros que têm grande participação no sucesso dos Projetos. Nesta seção, o objetivo é incrementar a comunicação e relacionamento com os parceiros visando a expansão das ações e interatividade com o Conpet.

Outro diferencial do portal é o personagem ED, um robô que atua como amigo virtual da criançada. Com linguagem acessível e voltada para o público infanto-juvenil, o personagem estabelecerá conversas com os usuários para tirar dúvidas, esclarecer sobre como economizar energia, recursos energéticos e dicas do Conpet. O ED é o único robô de inteligência artificial desenvolvido para conversação com os usuários em língua portuguesa.

ED é o nome do robô extraterrestre produzido na fábrica K762 localizada no Planeta Kyr da Estrela Vega, na Constelação de Lyra que está a 25 anos-luz da Terra. Idealizado pela equipe do Conpet, ele foi produzido para uma importante missão: a de ajudar o planeta Terra a utilizar racionalmente seus recursos naturais.

De acordo com Frederico Marinho, Gerente de Tecnologia e Marketing do Conpet, “O novo website é só o estopim dos nossos esforços em colocar o uso racional dos combustíveis derivados de petróleo como uma preocupação da sociedade. Afinal, o uso eficiente dos recursos energéticos do País é um desafio tão grande quanto o de garantir a oferta de energia para sustentar o nosso desenvolvimento”.

Tecnologia

O portal foi desenvolvido na plataforma tecnológica Linux, linguagem PHP e banco de dados MySQL (software livre), que se diferencia por ser um sistema operacional de código livre utilizado em larga escala por governos europeus. Sua utilização foi incentivada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) brasileiro.

A estrutura do site prevê sua expansão para incorporar vídeos e apostilas on-line, com rapidez de acesso, com mais de 600 links de conteúdo relacionados aos temas energia, conservação, eficiência energética, meio ambiente, pesquisa, etc.

A ferramenta de interação usada no robô ED é pioneira no País. Ela funciona como um sistema de inteligência artificial, isto é, qualquer consulta/pergunta sobre os temas catalogados terão respostas em tempo real. Com esta inovação não é necessário um “call center” para responder às centenas de perguntas endereçadas ao site.

Sobre o Conpet

O Conpet foi instituído por decreto federal em 1991, como Programa Nacional da Racionalizacao da Energia.

2004 – noticia de 2004

http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=1872

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s