Uva passa benefícios


Conheça um pouco mais sobre os benefícios da uva passa para prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e problemas ósseos.

As uvas passas ou as secas sempre foram vistas como alimentos poderosos, pois seus benefícioseram consumidos desde os tempos pré-históricos principalmente em cerimônias religiosas e também na decoração dos templos. A secagem das uvas passas era feita enterrando-as nas areias do deserto e também era feita a secagem no sol para garantir seus benefícios. As uvas passas foram incorporadas na alimentação local da região do Mediterrâneo e também no Império Romano, o qual produzia e comercializava uma enorme quantidade de frutas secas.

Após a queda do Império Romano, as uvas passas perderam seu destaque na alimentação europeia, mas isso foi recuperado a partir do século 12, com as Cruzadas.

Hoje as uvas passas estão na lista dos alimentos que oferecem mais benefícios e também ajudam a suprir as nossas necessidades nutricionais. Veja abaixo os benefícios da uva passa.

Propriedades da uva passa

Uva passa faz bem para peleAs uvas passas são fonte de oligofrutossacarídeos que possui ação prebiótico, ou seja, contém fibras e carboidratos insolúveis que não são digeríveis pelo nosso organismo. Estes compostos de fibras e carboidratos são estudados por possuírem um efeito na prevenção de doenças crônicas degenerativas e também doenças do envelhecimento.

É uma substância encontrada no vinho e também na uva in natura. Nas frutas secas esses benefícios são ainda maiores do que as frutas frescas, pois essa substância se concentra ainda mais quando está no processo de desidratação.

Uva passa benefícios saúde dos ossos

Saúde dos ossosA uva passa possui uma alta concentração de boro que é um importante mineral para a saúde dos ossos e dos ligamentos, além de ter um papel fundamental na prevenção e na diminuição da perda óssea após a menopausa. Estudos mostram que os benefícios do boro obtidos em dietas ricas de frutas e vegetais reduzem na perda de cálcio.

O boro também ajuda no tratamento dos sintomas da artrite, pois o consumo de boro leva a menor formação de inflamação e de edemas.

Uva passa benefícios câncer de cólon

Uva passa previne câncer do cólonA uva passa pode ter uma ação preventiva no câncer de cólon que se desenvolve no intestino grosso, pois possui uma grande quantidade de fibras. As fibras tem a função de acelerar o trânsito intestinal e isso pode ajudar na eliminação dos agentes cancerígenos.

Estudos revelam que os benefícios dos ácidos graxos produzidos pela fermentação das fibras no aparelho digestivo inibem a proliferação das células cancerígenas e os prebióticos da uva passa também estão relacionados a este processo.Estas substâncias se formam no processo de desidratação da uva passa, por isso, esses benefícios não são encontrados nas uvas frescas.

Uva passa benefícios doenças cardiovascular

Uva passa preveni doenças cardiovasculares.A uva passa tem uma capacidade cardioprotetora que são os benefícios dos compostos fenólicos que combatem o envelhecimento precoce. As fibras da uva passa ajudam na diminuição da absorção de colesterol e produz ácidos graxos pela flora intestinal, já os benefícios dos compostos fenólicos previnem a aterosclerose que é uma doença crônica e inflamatória, pois possui os benefícios de antioxidante e anti-inflamatório.

Pesquisas mostram que há um aumento significativo nos antioxidantes nos compostos fenólicos durante o processo de desidratação da uva passa, aumentando assim a capacidade positiva das uvas passas nos processos oxidativos que levam a doenças crônicas.

Acrescentar a uva passa na dieta possui vários benefícios, como por exemplo, reduz os níveos de colesterol LDL e também de substâncias inflamatórias no organismo, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, prevenindo assim muitas doenças.

Saiba mais sobre benefícios da uva

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 205 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: