Petrobras entrega Prêmio Inventor 2010 a 221 profissionais que pediram patente de 61 invenções


Prêmio reconhece inovação de pesquisadores da Petrobras e de universidades, empresas parceiras e fornecedores. Desde a criação do Inventor, em 1988, foram premiados 1658 cientistas

A Petrobras realizou na última sexta-feira (19/11), no auditório do Edise, a cerimônia de entrega do Prêmio Inventor 2010. Foram homenageados 221 profissionais da Petrobras, de universidades, de empresas parceiras e de fornecedores, responsáveis pelo pedido de patente de 61 invenções nos segmentos de exploração e produção, abastecimento, gás e energia, biocombustível, transporte e serviços.

O gerente executivo de Recursos Humanos, Diego Hernandes, parabenizou os inventores premiados, destacando a importância da pesquisa em uma empresa como a Petrobras. Para ele, o conhecimento produzido pelos empregados será essencial para a concretização dos projetos e investimentos previstos pelo Plano de Negócios da companhia para os próximos anos.

“Somos resultado da inteligência desenvolvida e do conhecimento acumulado pela humanidade ao longo dos anos”, disse. Para Hernandes, trabalhar para transmitir e multiplicar esse conhecimento é uma obrigação de todo gerente da Petrobras. “Além da comemoração, do encontro, da premiação, além de criar, descobrir e inventar, o compromisso de vocês é também transmitir, ensinar”, defendeu.

O gerente executivo do Cenpes, Carlos Tadeu da Costa Fraga, destacou a importância das parcerias para o desenvolvimento da pesquisa. “Nos últimos seis anos, o número de depósitos de patentes dobrou”, disse. De acordo com o gerente executivo, esse número coincide com desenvolvimento do Prominp – o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – e com a consolidação das Redes Temáticas, estrutura colaborativa que conecta a Petrobras a universidades de todo país no desenvolvimento de projetos tecnológicos de interesse estratégico para a indústria de energia. Essa cooperação, para Costa Fraga, é fundamental. “A inovação tem um caráter cada vez mais aberto, precisa sair da companhia para o ambiente externo e voltar de lá enriquecida”, disse.

Nesta edição do Prêmio Inventor, quatro inventores se destacaram pela produtividade, tendo participado de três projetos cada um. Foram os engenheiros Luís Alberto Herrmann do Nascimento, Nelson Patricio Júnior e Ricardo Wagner Capllonch e a química de petróleo Leni Figueiredo Mathias Leite, todos do Cenpes.  

“Nós, inventores, estamos ganhando várias vezes”, disse a química de petróleo Leni Figueiredo. “Além do prêmio, temos a satisfação de contribuir para aumentar a visibilidade da companhia perante o mundo, ajudando a fazer dela um símbolo de criatividade e inovação e possibilitando o acesso público à informação”, completou.

A inventora comentou a situação do Brasil, no que diz respeito à inovação. “O registro de patentes é um termômetro de como anda o índice do desenvolvimento tecnológico dos países”, afirmou. O Brasil ocupou em 2009, a 24ª posição no ranking de países que mais registram patentes. É líder isolado na América Latina, superando com folga o México e a Argentina, mas, apesar do avanço, ainda está distante de outras economias emergentes. “Acho que podemos inovar mais”, desafiou a inventora.  

O Prêmio Inventor foi criado para reconhecer a criatividade e a capacidade de inovação dos empregados da Petrobras. Duas modalidades são contempladas: a primeira reconhece os licenciamentos de inventos, feitos no ano anterior; a segunda refere-se ao pedido de concessão (ou depósito) de patente no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) ou em entidades semelhantes no exterior.

O Cenpes é responsável pelo processo de depósito de pedido de patente em nome da Petrobras. A solenidade de entrega dos troféus é responsabilidade da área de Recursos Humanos por meio da Universidade Petrobras.

Desde a criação do Prêmio, em 1998, foram 666 pedidos de patente e 1658 inventores premiados.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 229 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: