DICAS DE DIREITO PARA a DISCURSIVA DA OAB


DICAS DE DIREITO PARA a PROVA DISCURSIVA DA OAB

Ver mais em http://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas

Provas Objetivas

Provas Discursivas 

 

Direito administrativohttp://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas_administrativo

1 – É uma matéria eminentemente principiológica. Um bom conhecimento e compreensão acerca dos princípios que regem a administração pública será de grande valia na fundamentação de qualquer peça prática.

2 – Na maioria das vezes o candidato será questionado nas seguintes situações: a favor ou em face da administração pública. Assim, na hipótese de ter que atuar em defesa da administração a fundamentação de sua peça será aquela pautada nos princípios previstos na norma contida no artigo 37 da Constituição Federal.

3 – Na impugnação dos atos administrativos basta verificar quais desses princípios foram violados. Por fim, o pleito a ser levado ao Judiciário ou à Administração será sempre no sentido de que uma ilegalidade gera a anulação do ato.

Direito civil e processo civil

http://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas_civil

http://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas_processocivil

1 – É preciso estar atento às peculiaridades de cada peça processual. Geralmente é uma petição inicial (alimentos ou indenizatórias, p. ex.), contestação ou apelação. Siga a estrutura clássica: qualificação completa, descrição dos fatos, fundamentação jurídica e pedido. Jamais insira características das partes não constantes na prova.

2 – Utilize os fatos apresentados, sem inovações radicais, para iniciar a peça. Utilize um código que você esteja acostumado, principalmente, com o índice remissivo; a partir dos pontos abordados, procure os respectivos artigos e os utilize na fundamentação jurídica.

3 – Quanto aos pedidos, use uma ordem coerente, não esquecendo, ao final, valor da causa e o requerimento de provas. Nas questões práticas, bem como na peça, seja simples e objetivo, geralmente, todas as respostas estão no CPC e no CC.

Direito constitucionalhttp://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas_constitucional

1 – Os principais temas abordados são controle de constitucionalidade, teoria geral dos direitos fundamentais processo legislativo e poder constituinte.

2 – No caso da peça prática, costumam aparecer com frequência: mandado de segurança (a ação não deve ser ajuizada contra a pessoa jurídica, mas contra a autoridade pública que expediu o ato ilegal ou abusivo), “habeas data” (não se esqueça do esgotamento da via administrativa), ação popular (o autor deve ser cidadão), “habeas corpus”, reclamação (especialmente se tiver sido violada decisão com efeito vinculante – ADIN, ADECON, ADPF ou Súmula Vinculante) e o Recurso Extraordinário (é preciso comprovar a existência de repercussão geral).

3 – É importante não se esquecer de estudar as últimas súmulas vinculantes e emendas constitucionais -especialmente a EC 62.

 

Direito Empresarial   – http://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas_comercial

1 – Prova tem exigido a elaboração de peças processuais relacionadas ao direito empresarial, como: ação revocatória relacionada ao processo falimentar, cautelar de sustação de protesto, anulatória de título de crédito, entre outras.

2 – O domínio do Direito Material no âmbito empresarial e, sobretudo, o conhecimento do Direito Processual Civil é indispensável.

 

Direito penal e processual penal

http://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas_penal

http://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas_processopenal

1 – O candidato deverá dividir a peça em tópicos , são eles: DOS FATOS, DO MÉRITO, DO PEDIDO. No mérito, o candidato deve se preocupar em argumentar as teses defensivas devendo observar igualmente se há preliminares como nulidades absolutas e prescrição. No pedid,o o candidato deve verificar se haverá pedido alternativo.

2 – Nas questões discursivas, a resposta deverá ser clara e objetiva, atentando também o candidato para a possibilidade de questões sobre Leis Penais Especiais.

 

Direito do trabalho - http://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas_trabalho

1 – Na preparação para a segunda fase, o candidato deve buscar elaborar todas as peças possíveis da matéria, enfatizando peças como: a reclamação trabalhista, a contestação e o recurso ordinário.

2 – Resolver provas anteriores e ter “intimidade” com a legislação escolhida são diferenciais.

3 – Na elaboração das peças é essencial que o candidato busque espelhos de correção de provas anteriores, para que tenha noção de quais são os requisitos geralmente exigidos.

4 – Alguns pontos são comuns na 2ª fase da OAB trabalhista, como por exemplo, os temas: provas, recursos, estabilidade e jornada de trabalho.

Direito tributáriohttp://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas_tributario

1 – O candidato deverá se atentar ao estudo do direito material tributário, tanto no direito constitucional tributário (limitações constitucionais ao poder de tributar e tributos em espécie), bem como no estudo das normas gerais em matéria tributária (obrigação, sujeição passiva tributária e crédito tributário).

2 – No direito processual tributário, o estudo do Mandado de Segurança (Lei nº 12.016/09) passa a ser uma excelente peça a ser requerida pela banca examinadora, assim como os Embargos à Execução Fiscal.

Fontes: Elisson Pereira da Costa, professor de direito administrativo do Damásio de Jesus; Haroldo Lourenço, professor de Direito Civil e Processo Civil do Cepad; André Figaro, professor de direito constitucional do Damásio de Jesus); Fernando Ferreira Castellani, professor de direito empresarial do Damásio de Jesus; Valesca Rodrigues, professora de direito penal e processual penal do Cepad; Leandro Antunes, professor de direito do trabalho do Cepad; e Caio Marco Bartine, professor de direito tributário do Damásio de Jesus.

Ver provas discursivas da OAB:

http://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas_discursivas

Ver debate

http://br.groups.yahoo.com/group/oab_provas

About these ads

7 Respostas to “DICAS DE DIREITO PARA a DISCURSIVA DA OAB”

  1. Luiza Maria de Castro Says:

    Gostaria de receber tipos de casos que mais cairam e poderão cair nos próximos exames. veja, estou perdida, qual seria a área menos complexa para eu seguir/
    Grata
    Luiza Maria de Castro

  2. Luiza Maria de Castro Says:

    Gostaria de receber tipos de casos que mais cairam e poderão cair nos próximos exames. veja estou perdida, qual seria a área menos complexa para eu seguir/
    Grata
    Luiza Maria de Castro

  3. José Luciano de carvalho Oliveira Says:

    Estou me preparando para ao exame da ordem, e gostei imensamente dos temas aqui abordados.

    Gostaria de receber as atualizações via e-mail.

    Grato,

    Luciano Oliveira

  4. EM VIRTUDE DAS GRANDES MUDANÇAS NA LEI TRABALHISTA,BUSCAR INFORMACOES EM SAITES CONFIAVEIS…COMO JP,DEVEMOS ESTAR ATENTOS AO NOVO PROCESSO DE CONHECIMENTO DA FGV, QUE TALVEZ NADA TERÁ COM A CESPE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 221 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: