OLPC doará novos “laptops sociais” a desenvolvedores


Trinta máquinas serão distribuídas aos autores dos projetos mais interessantes

Por Antonio Blanc

A ONG OLPC (One Laptop Per Child) tem em mãos 30 máquinas XO-1.5 (a nova versão do “laptop de US$ 100”) e pretende distribuí-las aos desenvolvedores que propuserem os projetos mais interessantes envolvendo seu hardware.

O XO-1.5 agora roda também o ambiente de usuário Gnome, o que o torna um netbook comum, apto para o dia-a-dia. (Crédito: OLPC)O XO-1.5 agora roda também o ambiente de usuário Gnome, o que o torna um netbook comum, apto para o dia-a-dia. (Crédito: OLPC)

O XO-1.5 é uma versão melhorada do XO-1 original, com um processador VIA C-7M de 1 GHz, mesmo modelo usado em alguns netbooks, 1 GB de RAM (contra 256 MB no modelo original) e 4 ou 8 GB de espaço em “disco” (na verdade, memória flash). O hardware ainda está em desenvolvimento, e as máquinas oferecidas são unidades “Beta 2” (B2).

A própria OLPC sugere alguns projetos interessantes, entre eles um programa de bate-papo de voz, edição de mídia (áudio e vídeo), atividades de programação (em linguagens como LOGO ou Python), melhorias no leitor de eBooks ou até mesmo projetos de infraestrutura, como novos drivers de vídeo.

Os selecionados receberão as máquinas em casa, com custos de frete e importação cobertos pela OLPC. Mais informações estão disponíveis no blog oficial do projeto OLPC, em blog.laptop.org

http://www.geek.com.br

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 205 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: