COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS


COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS

Saber agir responsável, que implica na capacidade de mobilizar os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) e que suportam as competências organizacionais, de maneira a gerar o melhor resultado diante dos desafios estratégicos estabelecidos pela organização.

As competências individuais têm a qualidade de serem observáveis no exercício de uma atividade, através dos comportamentos que a pessoa demonstra. (CHA – )

Como devem ser as competências individuais?

  • • adequadas à organização;
  • • alinhadas à realidade atual e futura da Companhia;
  • • de fácil observação e identificação;
  • • suscetíveis de serem avaliadas;
  • • suscetíveis de serem desenvolvidas.

Competências Individuais Corporativas

São as competências-núcleo que devem estar presentes em todos os empregados da Orgnaizacao e que garantem a identidade corporativa.

  1. Trabalho em equipe
  2. Iniciativa
  3. Liderança de pessoas
  4. Atuação estratégica
  5. Orientação para processos e resultados
  6. Criatividade e inovação
  7. Aprendizagem e compartilhamento do conhecimento
  8. Foco no cliente
  9. Capacidade de decisão
  10. Visao Sistêmica
  11. Flexibilidade
  12. Aprendizagem Continua

Outras:

  1. VISÃO SISTÊMICA
  2. TOMADA DE DECISÃO
  3. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
  4. NEGOCIAÇÃO
  5. PLANEJAMENTO
  6. COMUNICAÇÃO
  7. CAPACIDADE EMPREENDEDORA
  8. CRIATIVIDADE

1. Trabalho em equipe

Capacidade de trabalhar cooperativamente, integrando os interesses individuais aos do grupo, para o alcance de um objetivo comum, na busca de resultados para o negócio, considerando as características pessoais, culturais e profissionais.

Atua realizando algumas intervenções na equipe, compartilhando experiências.

Tem facilidade de atuar em equipes, agrega qualidade ao trabalho e propõe idéias.

É um facilitador da equipe, integra as pessoas e gera uma ambiência de trabalho produtiva e colaborativa.

É referência legitimada. Sua atuação estimula a equipe a focar no trabalho e na conquista de resultados, extrapolando a própria equipe.

2. Iniciativa

Capacidade de impulsionar e implementar ações de forma antecipada e proativa com espírito empreendedor, analisando as conseqüências e impactos de suas ações, tanto nas pessoas como nos processos, no meio-ambiente e nas comunidades onde atua.

A – Soluciona problemas do dia-a-dia e propõe melhorias sem depender de solicitações ou instruções.

B – Antecipa-se e soluciona problemas e propõe melhorias dentro de cenários pré-definidos.

C - Age com determinação e persistência frente a cenários imprevisíveis, superando obstáculos para implantação.

D - Consolida cultura de antecipação e agilidade na identificação de oportunidades.

Valoriza e incentiva comportamentos de proatividade e persistência nos grupos em que participa.

3. Liderança de pessoas

Capacidade de inspirar, motivar, desenvolver e orientar pessoas para o alcance das metas da corporação, respeitando a multiculturalidade e diversidade, tornando-as vantagem competitiva.

Niveis:

A – Define, acompanha e avalia metas e objetivos de sua área, alinhados com a estratégia da Companhia. Envolve o grupo na elaboração do plano de trabalho, respeitando a multiculturalidade e diversidade.

B – Identifica as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores e favorece sua realização em relação às metas e competências requeridas. Fornece feedback construtivo de forma oportuna.

C - Promove, direciona e reconhece a equipe, por meio da integração das potencialidades e competências dos empregados.

D – Forma equipes de alto desempenho, fortalecendo sua autonomia e demonstrando estilo de liderança participativo.

4. Atuação estratégica

Capacidade de identificar oportunidades e realizar planos de ação, ajustando-os constantemente em função da evolução dos cenários e seus impactos na Companhia.

Inclui o estímulo à colaboração e sinergia dentro e entre as unidades organizacionais do Sistema, garantindo a

sustentabilidade dos negócios.

A- Conhece e está comprometido com os objetivos e estratégias da Companhia.

Entende o impacto das ações de sua área em outras, assim como nas estratégias da Companhia.

B – Planeja e executa as ações de sua responsabilidade alinhadas com as estratégias de sua área assim como da Companhia.

C – Acompanha tendências e movimentos de mercado e propõe ações para antecipar-se vantajosamente. Aponta desvios e promove ações relacionadas ao alcance da visão de futuro de seu segmento, unidade ou gerência.

D – Participa ativamente da definição e implementação do direcionamento estratégico da Companhia. Constrói e preserva uma rede de contatos para fortalecer a imagem e obter informações relevantes para os negócios da Companhia.

5. Orientação para processos e resultados

Capacidade de alcançar e superar metas estabelecidas, garantindo a qualidade e eficácia dos processos definidos pela Companhia. Pressupõe planejamento, acompanhamento e análise dos processos que levam aos resultados econômico-financeiros, sociais e ambientais.

A – Executa atividades dos processos de sua área sob orientação, considerando o potencial impacto de suas ações nas áreas com as quais interage.

B – Executa atividades dos processos de sua área de forma autônoma. Busca resultados com iniciativa para aprimorar processos, procedimentos e sistemas.

C – Propõe-se a alcançar metas desafiadoras adicionais às do seu âmbito de responsabilidade, otimizando o fluxo do processo onde atua. Diante das dificuldades, encontra formas de convertê-las em oportunidades.

D – Compromete esforços próprios e alheios para alcançar metas e objetivos desafiadores, estimulando a colaboração mútua e a atuação integrada.

6. Criatividade e inovação

Capacidade de gerar e incentivar novas idéias, avaliando sua viabilidade de implementação, desprendendo-se de paradigmas e modelos mentais pré-existentes. Implica interpretar situações e criar soluções não usuais para alcançar os objetivos da organização.

A – Questiona de forma construtiva os métodos e processos de trabalho, propondo melhoria e solucionando problemas.

B – Cria e implanta soluções inovadoras sendo capaz de romper paradigmas e apóia a implementação de idéias.

C – Encoraja novas idéias, envolve outros na busca de alternativas, dissemina e apóia a implementação de idéias geradoras de resultados para o negócio.

D – Promove cultura de criatividade e inovação na identificação de soluções de alto impacto para o negócio.

7. Aprendizagem e compartilhamento do conhecimento

Capacidade de buscar, apreender, aplicar e disseminar conhecimentos para o crescimento pessoal e organizacional.

Inclui aprender com as experiências próprias e de outros, bem como, “desaprender” quando necessário.

A – Busca oportunidades de aprendizagem, aplica e compartilha conhecimentos quando lhes são requeridos.

B – Apresenta comportamento de constante busca do aprendizado além do requerido, consegue utilizar as competências adquiridas em suas atividades e compartilha conhecimento de forma consistente.

C – Compartilha com equipes conhecimentos e experiências adquiridas, sistematizando a prática.

D – Promove em outros a capacidade de buscar, apreender, aplicar e disseminar conhecimentos organizacionais estratégicos e críticos, garantindo que a aprendizagem individual seja transformada em organizacional.

8. Foco no cliente

Capacidade de identificar e atender as necessidades presentes e futuras dos clientes internos, externos e dos mercados, a fim de antecipar oportunidades sustentáveis para a Companhia, levando em conta as características relevantes dos processos, produtos e serviços que agregam valor para o cliente e intensificam sua satisfação.

A – Atende às solicitações atuais dos clientes, informando-os sobre o andamento, identificando e desdobrando as necessidades e expectativas atuais em ações efetivas.

B – Antecipa-se às necessidades atuais e futuras dos clientes, identifica informações, produtos e serviços que satisfaçam essas necessidades.

C – Estabelece uma relação de confiança com o cliente, assegurando uma relação de longo prazo. O cliente solicita sua opinião e às vezes participa de decisões sobre sua área de atuação.

D – Envolve seus clientes-chave no ciclo do planejamento de sua Área. Envolve o cliente ativamente no desenvolvimento de novos produtos e processos de alto impacto para ambos.

9. Capacidade de decisão

Capacidade de agir com rapidez e flexibilidade, avaliando e gerenciando riscos para a tomada de decisões, considerando situações incertas, adversas e ambíguas. Inclui analisar as conseqüências e impactos de suas decisões tanto nas pessoas como nos resultados, bem como no meio-ambiente e nas comunidades onde atua.

A – Toma decisões simples com agilidade e precisão. Informa adequadamente as decisões tomadas, conhece suas conseqüências e assume a responsabilidade sobre elas.

B – Toma decisões complexas que envolvem diferentes variáveis. Analisa as alternativas e os cenários possíveis. Prevê riscos decorrentes e planeja medidas para contorná-los.

C Gerencia riscos e toma decisões sob condições de incerteza, atuando e influenciando mais de uma área da Companhia.

D Gerencia riscos e toma decisões complexas com consequências para todo o negócio da empresa.

10 Visao Sistêmica

Capacidade de agir sem perder de vista os objetivos corporativos e a integração com as demais áreas. Inclui o estímulo à colaboração e sinergia entre as unidades organizacionais.

A Integra as atividades no âmbito da sua área. Conhece bem a missão e os objetivos da sua área e reconhece a importância das suas atividades para o alcance dos resultados da área. Busca integrar suas atividades com as demais atividades da área.

B Busca integração com as demais áreas da PETROBRAS. Identifica e implementa oportunidades de sinergia entre áreas. Age proativamente para aproximar sua área das demais estimulando a atuação integrada e a colaboração mútua. Está sempre atento para as oportunidades de alavancar negócios a partir de parcerias internas.

C Busca integração entre a empresa e o ambiente externo visando melhores resultados corporativos. Quebra barreiras organizacionais e realiza ações para facilitar a comunicação e interação entre a empresa, outras empresas e os diversos grupos de interesse. É capaz de antepor os objetivos organizacionais aos objetivos da sua área.

11. Flexibilidade

Capacidade de aceitar e adaptar-se com agilidade e eficácia a situações novas. Implica em facilidade de rever processos, hábitos e atitudes que se mostrem incompatíveis com as mudanças requeridas para a empresa.

A – Adota uma postura inicial de resistência diante de mudança e/ou críticas. Aceita com dificuldade situações de mudanças e críticas que possam ser feitas.

B Aceita mudanças contanto que tenham sido previamente planejadas e detalhadas. Considera as críticas desde que fundamentadas, procurando aprender com elas. Tem uma postura positiva frente a mudanças, comprometendo-se em viabilizá-las.

C Ousa diante de uma realidade competitiva, adotando comportamentos novos com desenvoltura. Assimila as críticas, incorporando-as em seu trabalho e comportamento. É um inovador que viabiliza resultados do negócio da sua área, inclusive no campo comportamental.

12. Aprendizagem Continua

APRENDIZAGEM CONTÍNUA

Determinação em estar sempre buscando apreender para o crescimento pessoal e organizacional. Inclui aprender com os erros, incorporar novos conhecimentos  e praticá-los e “desaprender” quando necessário

A Atua com seus conhecimentos sem buscar novos desafios de aprendizagem. Aproveita as oportunidades de aprendizagem somente quando lhe são oferecidas.

B Apresenta uma postura de constante busca do aprendizado e desenvolvimento, não só de conhecimentos mas também de habilidades e comportamentos. Consegue utilizar as competências adquiridas em suas atividades de forma consistente.

C Assegura a retenção e o contínuo aprendizado de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Além disso, compartilha a experiência adquirida com a equipe e outros grupos.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 220 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: